Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Argentina

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração você indica na Argentina?

Data 02/05/2011

Buenos Aires vira capital literária com Feira do Livro


Por Adriana Fiorini

A Feira do Livro está de volta a Buenos Aires e mostra porquê a cidade foi escolhida pela Unesco como a capital mundial do livro em 2011. A 37ª edição maior feira do mundo de livros no idioma espanhol vai até 9 de maio. Este ano, o convidado especial é o escritor Mario Vargas Llosa, Premio Nobel de Literatura em 2010.

Além da venda de muitos livros, a feira conta com jornadas (como a de microficção, que acontece dia 3 de maio), cursos, ciclos, mesas redondas e espetáculos que mostram, a cada dia, a cultura de um país ou de um estado argentino. Dia 30, por exemplo, é o dia de Cuba, e entre outras atrações, haverá um show de música cubana.

Na Feira, acontece também o 6º Festival Internacional de Poesia (do dia 29 ao 3 de maio) e o 16º Encontro de Narração Oral (dias 29, 30 e 1º de maio). Atividades para quem gosta de poesia, prosa, música, contos, histórias e muito mais! Confira a programação geral no site www.el-libro.org.ar.

O QUE: 37ª Feira do Livro
QUANDO: de 20 de abril a 9 de maio. De domingo a quinta, das 14 às 22hs, e de sexta e sábado, das 14 às 23hs.
ONDE: La Rural, Predio de Feiras de Buenos Aires:
Av. Santa Fe 4201
Av. Sarmiento 2704
Av. Cerviño 4474

QUANTO: de segunda a sexta, 15 pesos. Sexta, sábado e domingo, 20 pesos.
Menores de 12 anos acompanhados por um adulto não pagam ingresso.

 

Compartilhe
Data 20/04/2011

Três programas imperdíveis no bairro La Boca

Por Adriana Fiorini

Que tal percorrer apenas oito quarteirões de Buenos Aires e ter a seu alcance música, futebol, arquitetura e arte? O bairro La Boca é realmente especial por aglomerar tanta cultura em tão pouco espaço. Há pelo menos três programas considerados imperdíveis. O primeiro é a exposição “Louise Bourgeois - O retorno do reprimido”, que permanece no museu fundação PROA até dia 19 de junho. No Brasil, a artista plástica francesa é conhecida pela enorme escultura representando uma aranha, que faz parte na exposição permanente do MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no Ibirapuera.

Na exposição em Buenos Aires, seu trabalho evidencia como a Psicanálise (disciplina entranhada na cultura argentina, já que aqui encontra-se o maior número de psicanalistas por habitante do mundo!) influenciou o pensamento da artista, Louise criou em suas obras um universo emocionante sobre a complexa, conflituosa e sutil vida contemporânea. Saiba mais no site http://proa.org/esp/exhibition-louise-bourgeois.php

Caminito e Boca Juniors
Coladinho no PROA está Caminito, com suas pequenas casas colorias, para passear, fazer compras e almoçar uma bela parrillada escutando e vendo uma apresentaçao de tango ao vivo.

Logo adiante, está o estádio do Boca Juniors, onde você pode ver o acervo do Museo de la Pasión Boquense e conhecer o estádio por dentro em visita guiada ou, se tiver sorte (e coragem de enfrentar a torcida mais popular argentina), assistir a um jogo de futebol! Há muito mais o que fazer no La Boca. Não precisa se programar muito, basta procurar atividades pelas ruas. Você não vai ficar sem o que fazer.  

Serviço:

O RETORNO DO REPRIMIDO 
QUANDO: De terça a domingo, de 11 a 19hs. Até 19 de junho
ONDE: Fundação PROA, Av. Pedro de Mendoza 1929. Bairro Boca 
PREÇO: Grátis

MUSEI de la PASIÓN BOQUENSE
O QUE:
Museo de la Pasión Boquense e estádio do Boca. Mais no site www.museoboquense.com
QUANDO: Diariamente das 10h às 18h, mas em dias de jogo, o horário é modificado. A sugestão é ligar antes para confirmar horário ao 11 4362-1100.
ONDE: No estádio do Boca Juniors, rua Brandsen, 805.
PREÇO: A entrada comum para o museu é de 28 pesos; museu com o tour pelo estádio custa 40 pesos. Para estudantes e aposentados, o preço varia de 15 a 20 pesos.

Compartilhe
Data 06/04/2011

Buenos Aires: 10 dias de cinema

Por Adriana Fiorini

Viver em Buenos Aires é respirar cultura. Principalmente, no mês de abril. Do dia 6 a 17 acontece por aqui o 13º BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, um renomado circuito cinematográfico da Argentina. Este ano o festival mostra 426 filmes de diretores desconhecidos e consagrados, como Fritz Lang e Jean-Luc Godard.

Com pontos de projeção que vão desde salas de cinema convencional a praças e outros ambientes ao ar livre, o renomado evento ocupa toda a capital. As atividades pagas custam 12 pesos para público geral e 10 pesos para estudantes e aposentados. Há muitas atividades gratuitas. É o caso de oficinas, shows e palestras, chamadas de “atividades especiais” que necessitam de reservas com antecedência. Os ingressos podem ser comprados pelo site ou em um dos postos de venda (veja mais abaixo).

O festival também promove o BAFICITO, parte do evento exclusiva para animações infantis, que conquistam crianças e adultos. É uma festa para os cinéfilos!

O QUE: 13º BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente
QUANDO: de 6 a 17 de abril
ONDE: Vários pontos de Buenos Aires
PREÇO: De 10 a 12 pesos.
POSTOS DE VENDA:
Casa de la Cultura - Av. De Mayo 575, PB, de 10 a 20 h (únicamente hoy, 6 de abril)
Hoyts Abasto - Av. Corrientes 3247
Atlas Santa Fe - Av. Santa Fe 2015
Arteplex Belgrano - Av. Cabildo 2829
Complejo Cultural Cine Teatro 25 de Mayo - Av. Triunvirato 4444
Teatro San Martín, Sala Leopoldo Lugones - Av. Corrientes 1530 Piso 10º
Malba Cine - Av. Figueroa Alcorta 3415
Alianza Francesa de Buenos Aires - Av. Córdoba 946
Cine Cosmos – Av. Corrientes 2046

 

Compartilhe
Data 13/01/2011

Gualeguaychú: carnaval e samba

Por Adriana Fiorini

Famosa por seu carnaval, Gualeguaychú é uma cidade da província Entre Ríos, a 220 km de Buenos Aires, com ares do século passado. Os moradores, cerca de 100 mil, promovem um carnaval muito mais longo do que o brasileiro: todos os sábados, desde 1º de janeiro até 1º de março.

A festa é praticamente igual a nossa: samba, carros alegóricos multicoloridos, fantasias, muita batucada, gente animada. Tudo em grande estilo. Semanalmente, três escolas de samba desfilam no sambódromo com capacidade para 38 mil pessoas. As concorrentes fazem bonito para não ficar fora do carnaval do próximo ano - as duas escolas que não ganham são substituídas por outras no ano seguinte.

Além do desfille, Gualeguaychú tem prainhas de beira de rio muito badaladas. Aqui, desde o meio-dia já se pode tomar sol, dançar, ver gente, num clima de azaração que também se repete nas conhecidas baladas pós-sambodromo que vão muito além do nascer do dia. São 24 horas de festa, para por em prática o espírito do carnaval.

Se preferir algo mais familiar, vale a pena um passeio à beira-rio tomando sorvete da Bahillo, dar uma volta em barcos ou pedalinhos.

O QUE: Carnaval de Gualeguaychú
QUANDO: todos os sábados a noite, de 8 de janeiro a 5 de março.
ONDE: no sambódromo da cidade , chamado de Corsodromo. Fica na Avenida Parque, entre as ruas Maipú e Ayacucho
PREÇO: O ingresso varia de 50 a 100 pesos.
 

Compartilhe
Data 04/01/2011

O verão em Buenos Aires é cultural e ao ar livre

Divulgação

Por Adriana Fiorini

Em janeiro e fevereiro, não faltam programas bacanas ao ar livre em Buenos Aires. A partir do dia 9 deste mês, começa o Aires Buenos Aires, Cultura para respirar, promovido pelo Ministério de Cultura da cidade. Ao longo de seis semanas, a cidade estará repleta de eventos que acontecerão ao ar livre, para os mais variados gostos e públicos. E, o melhor, todos gratuitos.

Quem gosta de rock, por exemplo, não pode perder o show dos Divididos, uma das bandas mais aclamadas do rock argentino. Também se apresentarão no festival Rock en Parque Roca os grupos Catupecu Machu, Attaque 77, Los Auténticos Decadentes, Miranda! e Las Pelotas.

Se preferir o tango, opte por escutar e se mover ao som das milongas (tangos ritmado, para dançar) enquanto curte o pôr do sol nas praças da cidade. Ou então, poderá ver um show de tango voador, em que bailarinos pendurados em cabos misturam a dança a pequenos vôos, numa combinação de encher os olhos.

Cinéfilos e crianças vão compartilhar sessões de cinema no BAFICITO, uma versão do festival de cinema BAFIC I, que acontece todos os anos na capital portenha. A proposta é assistir no Anfiteatro do Parque Centenário, ao ar livre, a filmes de animação de diretores independentes.

Os pequenos, aliás, terão uma programação especial com teatro, musicais, circo e workshops de pintura. Neste último, eles serão orientados por professores de arte, que os auxiliarão a produzirem colagens e quadros inspirados na Imágenes del Louvre: seis séculos de pintura europeia, uma exposição atualmente no bairro La Boca. Veja a programação diária.

O QUE: Aires Buenos Aires, Cultura para respirar
QUANDO: De 9 de janeiro a 20 de fevereiro
ONDE: Por toda Buenos Aires
PREÇO: Gratuito

 

Compartilhe
Data 15/12/2010

Palais de Glace recebe obras de novos artistas argentinos

Divulgação

Por Adriana Fiorini

Uma das obras arquitetônicas de estilo europeu em Buenos Aires, o Palais de Glace foi inaugurado em 1911 como pista de patinação sobre o gelo e clube da alta sociedade da Belle Époque. Hoje, a pista já nao existe, mas o grande salão circular é um bom pedido para quem gosta de arte, arquitetura, história e cultura. O espaço ainda brilha, adornado por obras de inúmeras exposições.

De 10 de dezembro de 2010 a 10 de janeiro do próximo ano, o 99º Salón Nacional dá vida ao que antes era gelo. A exposição traz obras dos artistas expoentes argentinos, selecionados em um concurso nacional. São 3 categorias: arte têxtil, gravados e arte em cerâmica.

“A arquitetura de um lugar tão nobre é aproveitada para expor, de graça, a arte de hoje, criadas pessoas que circulam entre o público. A exposição permite que a arte possa ser engendrada com mais força à cultura diária das pessoas. Um objetivo também nobre”, diz María Inés Salzman, uma das artistas vencedoras.

O QUE: 99º Salón Nacional
ONDE: Palais de Glace. Rua Posadas, 1725. Ao lado da Praça Francia, no bairro Recoleta.
QUANDO: De 10 de dezembro de 2010 a 10 de janeiro de 2011. De terça a sexta-feira, das 12 às 20hs. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20hs.
QUANTO: Gratuito
 

Compartilhe
Data 09/12/2010

Verão argentino: praia e festival gastronômico no Mar del Plata

Por Adriana Fiorini

O Mar del Plata é o destino turístico mais quente da costa atlântica argentina nas férias de verão. A 404KM de Buenos Aires, a cidade oferece uma agenda intensa: muitos espetáculos teatrais (já que no verão todas as peças da capital mudam-se para cá) e diversos passeios turísticos que incluem museus, zoológicos, ecoturismo e pesca. O lugar também ganhou fama por sua gastronomia variada. E, justamente agora, de 8 a 12 de dezembro, acontece o Festival Gastronômico de Mar del Plata. O menu do evento é extenso: carne, massas e, é claro, peixes e frutos do mar.

Segundo o cronograma de atividades, o público pode participar de aulas de gastronomia, degustações, visitas a granjas e fábricas alimentícias, além de curtir diversos apresentações musicais e peças teatrais. Vale a pena assistir a murga uruguaia, um coro potente de homens que contam histórias com seus cantos e gestos.

Outro motivo para passar o verão em Mar del Plata é um espetáculo protagonizado por lobos e leões marinhos. No fim do dia, os animais aguardam ansiosos os peixes dados por pescadores. E fazem a festa quando finalmente recebem o regalo. É imperdível.

Reprodução

O QUE: 6º Festival Gastronômico de Mar del Pata
QUANDO: De 8 a 12 de dezembro. Os pratos podem ser saboreados tanto no horário de almoço quanto no de jantar.
ONDE: Plaza del Agua “Monseñor Pironio”, que fica no cruzamento das ruas Güemes e Roca.
QUANTO: Cardápio traz opçoes que variam de 48 a 70 pesos, cerca de 24 a 35 reais.
 

Compartilhe
Data 30/11/2010

Festival de Jazz reúne grandes nomes da música em Buenos Aires

Por Adriana Fiorini

Buenos Aires mostra mais uma vez que sua música não se reduz ao tango. A partir de 3 de dezembro, o Festival Internacional de Jazz toma conta da capital. Diversos palcos espalhados pela cidade e a programação variada, que vai desde shows a workshops e exposiçao de fotografias, procuram honrar a paleta multicolorida que é a própria essência deste estilo musical.

Não faltarão shows de “dejar el pelo en punta”, ou seja, de arrepiar os pêlos. A lista de é imensa: Mingus Dynasty (EUA), Christine Correa (EUA), Enrico Pieranunzi (Itália), Gilson Peranzzetta & Mauro Senise (Brasil), Renaud Garcia-Fons & La Línea del Sur (França), Hugo Fattoruso, Gillespi y Sebastián Jordan (Chile), Pablo Motta e Alejandra Martín (Argentina) entre muitos outros.

Para celebrar o estilo improvisador do jazz, uma oportunidade sedutora para aqueles que arriscam seus próprios acordes: todo dia o festival fecha com uma Jam Session. Quem quiser pode compartilhar o palco e dar uma canja com os músicos.

O QUE: Festival Internacional de Jazz
QUANDO: De 3 a 8 de dezembro.
ONDE: Em vários pontos da cidade de Buenos Aires. Centros Culturais, Teatros e lugares abertos.
PREÇO: Muitas atividades são gratuitas. Outras, tem preço que variam de 20 a 40 pesos (equivalente a 9 e 18 reais). Compras online

Compartilhe
Data 24/11/2010

Buenos Aires muito além dos pontos turísticos

Por Adriana Fiorini

Deixar de lado os pontos turístico de Buenos Aires e ver a capital com olhos de um argentino. É o que pretende o projeto Cidades Paralelas, que existe também nas cidades de Berlim, Varsóvia e Zurique. De 25 de novembro a 5 de dezembro, lugares comuns serão convertidos em observatórios de situações urbanas. Intervenções criadas por artistas os transformarão em cenários temporários para que quem estiver presente perceba o viver subjetivo dos argentinos.

É a hora de aproveitar para visitar quartos de hotel, estações de trem, fábricas, apartamentos, shoppings e bibliotecas da capital portenha. A curadoria é de Lola Arias e Stefan Kaegi, ambos artistas que convidam a outros artistas para criar obras-intervenções nada convencionais em cada cidade. Também haverá encontros em que escritores e artistas entrevistarão os artistas do projeto. No site, estão os locais, horários, preços (que vão desde gratuitos a 30 pesos) e o resumo de cada obra-intervenção. Para mais informações, além do site, você pode ir à Galería Pasaje 17, que fica em Bartolomé Mitre 1559.

O QUE: Cidades Paralelas
QUANDO: de 25 de novembro a 5 de dezembro de 2010. Horários variados.
ONDE: espaços variados da cidade de Buenos Aires.
PREÇO: as entradas variam de gratuitas a 30 pesos (cerca de R$13) e sao vendidas apenas por internet. Para várias obras-intervençoes, é necessário fazer reserva.
 

Compartilhe
Data 17/11/2010

Descubra o bairro de Carlos Gardel em uma noite cultural

Por Adriana Fiorini

Quer fazer um passeio cultural e barato em Buenos Aires? Aproveite a programação de novembro do El Camarín de las Musas, um espaço, no bairro Almagro, que soma restaurante, cinema, exposições, teatro e dança – tanto espetáculos como aulas. Nos dois últimos domingos do mês (21 e 28/11), às 20h30, será exibido o curta-metragem argentino Si Se Pudiera Saber, de Cecília Lagar. Inspirado na obra As Três Irmãs, do russo Anton Tchekhov, o filme trata do tempo e seus acontecimentos incertos, do amor, da amizade e de transformações subjetivas em cada um, praticamente invisíveis a um olhar desatento.

Depois da sessão, vale a pena experimentar o menu simples e saboroso do restaurante. Recomenda-se fazer reserva com antecedencia, pois o lugar fica lotado. Uma dica: reserve a tarde (antes da sessão) para caminhar pelas ruas vizinhas. O bairro de Almagro é praticamente o berço do tango. Aqui, Carlos Gardel viveu sua infância. É impossível passear pela região sem lembrar do compositor.

 

O QUE: Curta Si Se Pudiera Saber e jantar no Camarín de Las Musas.
QUANDO: O filme, nos domingos de novembro, às 20:30. Jantar em seguida, sendo que o restaurante também atende ao público fora dos dias e dos horários de espetáculo.
ONDE: Mario Bravo, 960. Almagro.
PREÇO: O filme custa 15 pesos (cerca de R$7). Estudantes e aposentados pagam 10 pesos (cerca de R$4 ). O preço do jantar varia de acordo com o menu escolhido. Varia de 25 a 45 pesos (12 a 22 reais, mais ou menos).
 

Compartilhe
Data 10/11/2010

Buenos Aires terá madrugada cultural com a Noite dos Museus

Por Adriana Fiorini

Cultura é o que não vai faltar na vida noturna de Buenos Aires. Neste final de semana, acontece a Noite dos Museus, evento anual em que as portas dos museus permanecem abertas em um horário nada convencional: entre às 20h do sábado e 3h da madrugada do domingo.

Neste ano, o tema é arte contemporânea. A programação, que inclui atividades em espaços aberto, causa grande expectativa, principalmente pelos shows de tango aéreo, apresentações em que os dançarinos são pendurados em cordas e parecem flutuar. Há também oficinas e outras atividades que acontecerão nos 170 espaços reservados. Além disso, artistas e público irão compor juntos um Manifesto Urbano, um testemunho vital dos moradores da cidade de Buenos Aires. No setor infantil, chamado A Noite Desperta as Crianças, os pequenos serão protagonistas em diversas atividades e espetáculos. 

Todas as atividades são gratuitas. Uma novidade, em 2010, é que a cidade de Vicente aderiu ao projeto e terá sua primeira Noite dos Museus, que será simultânea.

Nunca viu tango aéreo? O vídeo da companhia de dança Solo Tango mostra:

O QUE: Noite dos Museus
QUANDO: Sábado, 13 de novembro
ONDE: Museus, casas de cultura e diversos outros espaços fechados e abertos nas cidades de Buenos Aires e Vicente López.
PREÇO: Gratuito 

Compartilhe
Data 03/11/2010

Dê uma volta ao mundo sem sair da Argentina

Por Adriana Fiorini

Se você estava com vontade de viajar, mas ainda não sabia para onde, esta é uma boa chance de conhecer a verdadeira Argentina e um pouquinho de muitos lugares do planeta. A partir de sexta-feira, dia 5, começa no Parque Nacional da Bandeira, na cidade de Rosário, a maior festa popular da região - grande o suficiente para caber mais de 50 países dentro dela. Trata-se do XXVI Encuentro y Fiesta Nacional de las Colectividades. O termo colectividades, ou coletividades, designa um grupo de pessoas que matém viva algumas tradições do lugar de onde migraram seus antepassados.

Assim como o Brasil, a Argentina também é feita da mescla de várias nacionalidades, costumes e culturas que, ao longo da história, vieram compor seu povo. Entre os países que fazem parte dessa festa estão Grécia, Japão, Líbano, Irã, Cuba, Chile, Israel, Uruguai, Palestina, Alemanha, Perú, Paraguai e, é claro, o Brasil. É essa a origem da população local e da região.

A festa comemora a variedade e a riqueza da mistura de raças desde 1985. São 34 stands de coletividades que mostrarão sua gastronomia, cultura e dança. Além disso, pode-se apreciar os famosos shows de fogos de artifício: o primeiro acontece na noite de inauguração, na sexta-feira (5/11); o segundo, no encerramento do evento, domingo (14/11). Na última noite também haverá ainda a eleição da Rainha Nacional das Coletividades. Dia 10, quarta-feira, é Dia da Tradição, e é possível apreciar, no palco principal, apresentações de diferentes expressões de danças e músicas típicas daqui, o chamado folclore argentino.

O QUE: XXVI Encuentro y Fiesta Nacional de las Colectividades
QUANDO: de 5 a 14 de novembro
ONDE: Parque Nacional da Bandeira. Av. 1º de mayo, Río Paraná, entre a Bjda. Sargento Cabral e a San Juan. Cidade de Rosário.

Compartilhe
Data 27/10/2010

Imperdível: os desejos de Picasso expostos em Buenos Aires

Por Adriana Fiorini

La mirada del deseo (Olhar de desejo) poderia ser tema para um debate entre psicanalistas argentinos — atualmente o país tem o maior número de profissionais por habitante no mundo. Mas, trata-se de uma exposição, em Buenos Aires, com obras de ninguém menos que Pablo Picasso, o homem com um inquestionável desejo pelas artes plásticas.

No total, estão expostas 60 obras de todas as fases do pintor. São os desejos mais complexos do artista retratados em tinta e tela: o clássico Salomé (1905), Mademoiselle Léonie (1910), do período cubista. Também pode-se seguir o processo criativo do artista com a série de 1945. Quem quiser pode até “fazer análise” do mestre do cubismo ao observar seu trabalho espetacular.

Os fãs e apreciadores podem visitar a Universidad Nacional Tres de Febrero até o dia 30 de outubro, de terça-feira a domingo, das 11h às 20h. No sábado, haverá visitas orientadas para crianças. Está e a chance de estimular sensações e sentimentos, afinal, o “olhar do desejo” que está em jogo é o do mestre expectador.

Reprodução
O QUE: Picasso: La Mirada del Deseo, em Buenos Aires
QUANDO: de terça a domingo, de 11 a 20hs, até 30 de outubro.
ONDE: Universidad Nacional Tres de Febrero. Calle Valentín Gómez, 4828. 

Compartilhe
Data 20/10/2010

Green Day e Molotov participam de festival em Buenos Aires

Por Adriana Fiorini

Não importa se você gosta de rock, pop, reggae, ou heavy metal. Neste semana, será muito difícil não encontrar o que lhe agrade em um festival tão grande e variado como o Pepsi Music 2010. O evento já começou e traz, até domingo (23/10), artistas e bandas tops nacionais e internacionais para os palcos do parque Costanera Sur, em Buenos Aires. Árvores e flores primaveris enfeitam o espaço, equipado com três palcos para garantir as 81 apresentações.

Nesta quarta-feira (20/10), a principal atração é a Molotov, uma banda de rock mexicana que sustenta forte flerte com o rap. Já na sexta-feira (22/10) é a vez da Árbol, banda de rock argentino divertidíssima, do Green Day, (ideal para quem perdeu o grupo no Brasil), e ainda mais seis atrações. No sábado (23/10), os shows começam às 15h com Neutral, uma banda de rock e pop experimental porteña. Para fechar o festival, Andrés Calamaro, um clássico do pop-rock nacional, se apresentará às 22h. Este último dia terá 23 apresentações.

As entradas custam de 120 a 250 pesos — cerca de 50 a 110 reais. Para comprar por internet, acesse www.tuentrada.com ou www.soyrock.com. por telefone, ligue para 054 (11) 5533-5533, de 09h a 21h. Se preferir comprar pessoalmente, há vários postos de venda em Buenos Aires. 

Abaixo, Andrés Calamaro, um pop-rock com raízes argentinas

O QUE: Pepsi music 2010
ONDE: Calle españa, 2200 - Costanera Sur
QUANDO: de 13 a 23 de outubro
QUANTO: Sexta-feira $ 250 (em torno de R$115) / Outros dias: campo VIP $ 200 (em torno de R$90), Pista $ 120 (em torno de R$55). Na compra pela internet ou telefone, há um custo adicional que varia de $ 10 a $ 28.

Compartilhe
Data 13/10/2010

Que tal assistir a uma ópera no mais belo teatro argentino?

Por Adriana Fiorini

Buenos Aires oferece muito além do amado (e belo) tango. E o magnífico Teatro Colón é responsável por parte das atrações culturais da cidade. Nesta semana, a programação traz duas óperas ao público argentino e aos estrangeiros bem informados. Uma delas é Violanta, de Erich Wolfgang, de 1916, a história de um jovem soldado de Veneza, apaixonada por uma mulher casada com seu superior. A outra é Uma tragedia Florentina, de Alexander von Zemlinsky, de 1917, sobre um mercador de Florença que descobre a traição da mulher com um jovem príncipe. Ambas são compostas por um único ato e inéditas por aqui.

No total, são quatro apresentações, todas ao longo de uma semana. A primeira aconteceu ontem e a última, terá lugar na próxima terça-feira (19). As obras são dirigidas por Stefan Lano, reconhecido norte-americano, e tocada pela orquestra oficial do teatro, La Estable.

Essa é também uma excelente oportunidade para ver o Colón em ação. Conhecido mundialmente por sua acústica perfeita, o teatro ocupa 8,2 mil metro quadrados e tem capacidade para três mil pessoas. Sua arquitetura mescla o neorrenascentismo e o barroco francês. Passou fechado durante três anos para uma grande reforma que custou cerca de 100 milhões de dólares. A reinauguração aconteceu em grande estilo, nos festejos do bicentenário da independência argentina, em maio deste ano.

O QUE: Óperas Violanta e Una tragedia Florentina
ONDE: Teatro Colón. Av. 9 de Julio, esquina com Av. Córdoba. A bilheteria fica em calle Cerrito, 618.
QUANDO: dia 15, sexta-feira, às 20:30 h / dia 17, domingo, às 17h / dia 19, terça-feira, às 20h
QUANTO
: entradas de 40 a 650 pesos 

Compartilhe
Data 06/10/2010

O festival argentino onde o mate é rei

Por Adriana Fiorini

Herança dos povos indígenas regionais e com forte influência na cultura daqui, o mate é rei — ou rey como dizem nossos hermanos. E, claro, assim como os nossos gaúchos, todo verdadeiro argentino ama! Quem tem vontade de conhecer essa cultura de raíz não pode perder a 32ª Fiesta Nacional de la Yerba Mate, na cidade de Apósteles, que fica no estado de Misiones. Apesar do “nacional” que leva o nome, esta é a 7ª Edição Internacional.

Aqui, além da possibilidade de provar todos os tipos de mate — tem amargo, doce, com leite e até mate de chá, chamado de mate de té —, o visitante pode presenciar campeonatos de automobilismo, kart, ciclismo, futebol, e até um rally. Também haverá apresentações de danças locais e artistas populares, como a queridíssima Soledad, El polaco e Los Alonsitos. Se gostar de concurso de beleza, pode torcer pela escolha da Rainha Nacional da Erva Mate. Reserve também um tempinho para comprar artigos de produção local nos stands da feira.

Várias atividades são gratuitas e, quando cobradas, os preços variam de acordo com a atração e com o lugar escolhido pelo espectador, já que as cadeiras são numeradas. No geral, são preços bem populares, afinal este é um festival de raíz.

 

O QUE: 32ª Fiesta Nacional de la Yerba Mate
QUANDO: de 5 a 10 de outubro
ONDE: Intersecção da Av. Islas Malvinas e Av. Sarmiento. Apóstoles, Misiones.
PREÇO: Entrada ao prédio varia entre gratuitas a 3 pesos. Shows de 20 a 50 pesos.

Compartilhe
Data 28/09/2010

A Alemanha invade a Argentina!

Por Adriana Fiorini

Os alemães e argentinos têm mais coisas em comum do que o futebol. O cinema alemão é uma delas. Nossos hermanos gostam tanto que o Festival de Cinema Alemão está alcançando agora sua 10ª edição.

Neste ano, duas das grandes estrelas são mulheres. Uma delas, Feo Aladag, que abre o festival com seu longa-metragem La Extraña (Die Fremde) sobre uma jovem que se muda para Berlim com objetivo de fugir de uma vida opressiva em Istambul. A produção ganhou o prêmio de melhor longa-metragem narrativo e o de melhor atriz (a alemã Sibel Kekilli) no Festival Tribeca de Cinema, nos Estados Unidos. Outra, Susanne Schneider, escreveu e dirigiu Llega el día (Es kommt der Tag), uma trama familiar que também fará parte da programação. A obra recebeu excelente crítica da imprensa internacional.

¿Te gusta el cine alemán? Então, aproveita. Haverá até filme mudo com acompanhamento musical: A última gargalhada ( Der Letzete Mann), obra de F.W Murnau, produzido em 1924. Vai ser um gol germânico aqui na terra de Maradona. Os cinéfilos vão adorar! Veja a programação. Abaixo, o trailer de Die Fremde, com legendas em inglês.

O QUE: 10º Festival de Cinema Alemão
QUANDO: de 24 a 2
ONDE: Cine Hoyts Abasto. Av. Corrientes, 3247, no Shopping Abasto
PREÇO: entradas de 11 (quarta-feira) a 30 pesos (filme mudo com música)   

 

Compartilhe
Data 18/09/2010

Argentinos comemoram a chegada da primavera com arte

Por Adriana Fiorini

Setembro é o Mês da Arte em Buenos Aires. Com a chegada da primavera, finalmente o frio começa a ceder e os passeios ao ar livre voltam a ser mais comuns. Nestas semanas, o órgão de turismo da capital oferece circuitos de caminhadas temáticas pelas ruas da cidade, que inclui serviço de guia. A ideia é percorrer lugares que mostrem o espírito de cada bairro e a arte que vive nele como a arquitetura, a literatura e até o tango.

A programação, que vai até dia 25, tem  passeios com nomes sugestivos: Abasto, Inspiración de Carlos Gardel; El Palermo de Borges y Cortázar; e El Tango en Florida. Com variedade de roteiros, dias e horários, o que vale é separar um tempinho na viagem e pés na calçada!  

Por fim, um detalhe que faz a diferença: no dia 21, as praças e parques estarão cheios de jovens papeando, tomando mate e espreguiçando ao sol. É o Dia do Estudante e ninguém tem aula. Vale a pena se juntar a eles e comemorar o fim do inverno.

O QUE: Circuitos no Mês da Arte
QUANDO:  de 4 a 25 de setembro
ONDE: vários pontos da cidade de Buenos Aires
PREÇO: grátis

 

 

Compartilhe
Data 10/06/2010

Nossos hermanos sabem batucar e têm até um festival

Por Adriana Fiorini

Não sejamos “boludos”, ou seja, tontos, em achar que só no Brasil existe boa batucada. Aqui na Argentina, o drama tangueiro vem abrindo espaço para os ritmos bem marcados da terra, para o som visceral do fogo. E aí está a prova: o  Festival Independente de Percussão chega a sua 3ª edição, e acontece agora em Buenos Aires. Durante todos os sábados e domingos do mês de setembro, às 22hs, se apresentam mais de 30 bandas de percussão ao vivo. Entre elas estão La Chilinga, Enrroque Tambor, Abrapampa e Tokatun.

Gosta de música boa e contagiante? Então confira os portenhos e o que eles são capazes nesta arte de bater pandeiro, bumbo, caixa peruana, tambor... E, se deixar o ritmo contagiar você, poderá bater palmas ou até dançar!

Abaixo, o grupo Tokantun mostra o que sabe fazer com uma percussão 

O QUE: 3º Festival Independiente de Percusion
QUANDO: todos os sábados e domingos de setembro
ONDE: Galpón La Chilinga. Rua Ruiz Huidobro, Saavedra, Capital Federal.
PREÇO: 20 pesos na porta, 15 pesos antecipada

 

Compartilhe

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital