Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Egito

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um paĂ­s ou regiĂŁo. Assim consegue ir muito alĂ©m das atraçÔes turĂ­sticas convencionais, enveredando por comportamento, histĂłrias curiosas, culinĂĄria, economia, cultura...o que vocĂȘ imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração vocĂȘ indica no Egito?

Data 02/05/2011

Festival de dança moderna esquenta ainda mais o Cairo



No Egito, há muito mais do que dança de ventre. Tanto que, de 16 de junho a 3 de julho, o Cairo recebe talentos egípcios e internacionais da dança contemporânea no Festival Internacional de Dança Moderna do Egito (Egyptian International Modern Dance Festival). O evento acontece no Cairo Opera House, uma das principais casas de shows do Cairo, e é conhecido por trazer as últimas tendências da dança moderna.

Trata-se de um verdadeiro espetáculo de dança. Imperdível para quem ama esta arte. Performances diferentes e interessantes surgem das colaborações entre artistas convidados egípcios e estrangeiros. Os shows tem início às 20h e terminam às 23h. É uma bela maneira para se passar uma noite no Cairo. Para saber mais detalhes ou reservar ingresos, entre em contato com info@cairooperahouse.org

O QUE: Festival Internacional de Dança Moderna do Egito
ONDE: Cairo Opera House
QUANDO: De 16 de junho a 3 de julho
 

Compartilhe
Data 12/04/2011

EgĂ­pcios celebram feriado com piquenique e ovos coloridos

Reprodução

Piqueniques e presentes para crianças fazem parte do Sham el-Nessim (Reprodução)

Imagine reservar um dia apenas para aproveitar a natureza. Ficar horas ao ar-livre, em espaços verdes, apenas desfrutando um momento de tranquilidade. Os egípcios têm esse hábito. Trata-se do Sham el-Nessim (em português, “respirando o ar” ou “sentindo a brisa”), feriado em que costumam passar o dia fora de suas casas, fazendo piqueniques em jardins ou às margens do Nilo e até nos zoológicos.

A data é celebrada uma vez por ano, na segunda-feira seguinte ao Domingo de Páscoa. Neste ano acontece em 25 de abril. Quem estiver no Egito nesta época poderá participar da festa. Acima de qualquer religião, é comemorada tanto pelos cristãos (coptas) como por mulçumanos.

O feriado existe desde pelo menos 2700 a.C. De acordo com o Serviço Estatal de Informação do Egito, o feriado tem origem na estação de colheitas do Antigo Egito, que eram chamadas de Shemu, que significa renovação da vida. Mais tarde, os coptas mudaram o nome da festa para Sham el-Nessim.

O filósofo grego Plutarco escreveu que, neste dia, os egípcios ofereciam peixe salgado, alface e cebolas às suas divindades. Os mesmos alimentos são levados para os piqueniques até hoje, com a adição de ovos coloridos cozidos. Aliás, colorir os ovos é um costume que simboliza a fertilidade. Outro costume é presentear crianças com roupas, acessórios ou brinquedos.

O QUE: Sham el-Nessim
QUANDO: 25 de abril
ONDE: Em todo Egito
 

Compartilhe
Data 10/01/2011

Luxor recebe maratona internacional em janeiro

Além dos fantásticos templos da era faraônica, quem estiver em Luxor, no final de janeiro, terá a oportunidade de ver a 18ª Maratona Internacional do Egito. Com quase dois mil corredores, vindos de 36 países, e 22 quilômetros de distância, a corrida é o principal acontecimento da região em janeiro.

São seis categorias, incluindo a de patins. O percurso da prova é uma mão cheia para fazer belas fotos. A multidão de corredores passa pelos famosos monumentos antigos e através de campos de cana-de-açúcar.

O QUE: Maratona Internacional do Egito
ONDE: Luxor, Egito
QUANDO: 28 de janeiro
 

Compartilhe
Data 17/12/2010

Egito celebra o Natal copta em janeiro

Enquanto todo o mundo cristão celebra o Natal em dezembro, no Egito, os coptas festejam o nascimento de Cristo em outra data: 7 de janeiro, que corresponde ao dia 29 de Kiahk, no calendário árabe egípcio. Quem estiver no Egito nesta época terá a oportunidade de ver as casas dos coptas e as igrejas decoradas e conhecer o clima do Natal no oriente.

Assim como os católicos romanos celebram a Missa do Galo, na noite de véspera de Natal os coptas realizam a santa missa, também à meia-noite. Na ocasião, é distribuído um pão especial decorado com uma cruz e 12 pontos que representam Cristo e os apóstolos, chamado de Qurban. No fim da missa, os egípcios se reúnem em suas casas com as famílias, onde acontece a troca de presentes.

O QUE: Natal copta
ONDE: Egito
QUANDO: 7 de janeiro
 

Compartilhe
Data 08/12/2010

Cairo relembra morte de Hussein com festa

Celebrada na mesquita Hussein, no Cairo, Ashura é uma festa que lembra o martírio de Hussein, no Iraque. Neto do profeta Maomé, ele foi morto em 680 DC, durante um massacre que atingiu também mulheres e crianças. A autoria é da dinastia Omíadas, primeira de califas do profeta Maomé.

Como o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações. Em 2010, o Ashura cai no próximo dia 10. Durante todo o dia e à noite, os visitantes podem assistir zikrs (uma típica dança religiosa) ao som de músicas tradicionais.

O QUE: Ashura
ONDE: Mesquita Hussein, Cairo
QUANDO: 10 de dezembro
 

Compartilhe
Data 23/11/2010

Egito celebra a 7ÂȘ arte com o Cairo Internacional Film Festival

Conhecido como a "Hollywood do Oriente Médio", o Cairo fortalece sua tradição cinematográfica com o 34° Cairo Internacional Film Festival. Trata-se de uma competição entre produções de dentro e fora do país. Junto da disputa, há também exibição de filmes polêmicos e seminários sobre as questões do mundo contemporâneo.

Toda edição, um país, ou região, é escolhido para ser homenageado – América Latina (2006), Inglaterra (2007), Espanha (2008) e Índia (2009). Neste ano, o festival optou pelo próprio Egito na seção especial intitulada O Egito nos Olhos do Cinema do Mundo. Serão exibidos 19 filmes de todo o mundo com locações no país dos faraós. Entre eles o clássico César e Cleópatra, de 1945, com Vivien Leigh. Ainda serão homenageadas três estrelas do cinema egípcio: as atrizes Laila Alawi e Safia El Imari e o diretor de fotografia Ramses Marzouk.

O QUE: 34º Cairo Internacional Film Festival
ONDE: Cairo
QUANDO: 30 de novembro a 10 dezembro
 

Compartilhe
Data 12/11/2010

Arte, mĂșsica e dança egĂ­pcia sĂŁo tema de evento no Cairo

Um bom motivo para conhecer o Egito em dezembro é o Sphinx Festival (Festival da Esfinge). Trata-se de um intensivão, no Cairo, de 1 a 5 de dezembro, sobre arte, música e dança egípcia. Não imagine um auditório lotado com um palestrante apresentando slides. Aqui, a plateia assiste a espetáculos, participa de seminários dinâmicos, aprende a dançar, tocar instrumentos típicos, etc. Este é o motivo do público máximo ser de apenas 60 pessoas — um bom motivo para correr atrás da inscrição com antecedência. Na programação, há também jantares temáticos, um deles abordo de um cruzeiro no rio Nilo.

Aula de dança ministrada durante o Sphinx Festival

O QUE: Sphinx Festival
ONDE: Swiss Club, Cairo — 90 Imbaba, El Gehad Street
QUANDO: De 1 a 5 de dezembro
QUANTO: $ 700 – reservas pelo e-mail

 

Compartilhe
Data 03/11/2010

Sharm El Sheikh Ă© cenĂĄrio de meia maratona internacional

Com largada em Sharm El Sheikh e trajeto pelo Parque Nacional Ras Mohamed, SharMarathon é uma meia maratona internacional de 21,097 quilômetros, que acontece na sexta-feira (5/11). Dunas, montanhas e mangues formam um dos cenários mais espetaculares para a disputa.

O percurso da corrida passa pelo Hidden Bay, o lago de sal, e volta para a costa da baía de Yolanda. A "pista" varia consideravelmente e os atletas correm em cima de corais, asfalto e cascalho fino antes de chegar à areia fofa do deserto. Quem quiser assistir a cerimônia de premiação deve se dirigir a Old Sheikh, depois da 12h.


O QUE: SharMarathon
ONDE: Sharm El Sheikh
QUANDO: 5 de novembro

Compartilhe
Data 27/10/2010

EgĂ­pcios festejam a descoberta do tĂșmulo do faraĂł TutancĂąmon

A descoberta do túmulo de Tutancâmon, o faraó egípcio que morreu ainda adolescente, é comemorada até hoje em Luxor.  Desde 4 de novembro de 1922, data do acontecimento, a cidade celebra o grande achado do explorador britânico Howard Carter. Encontrada em 1922, tumba é considerada a maior descoberta do século passado — Tutancâmon foi mumificado em 1324 a.C.

O festival é inspirado na antiga Opet, uma cerimônia egípcia, que acontecia nos períodos de cheia do rio Nilo e comemorava a reunião da Sagrada Tríade Tebana (deus Amon, sua mulher Mut eo filho Khonsu) durante o reinado do rei Tutancâmon. A cidade inteira é decorada com luzes e milhares de egípcios e visitantes estrangeiros inundam o pátio do Templo de Luxor para festejar.

Reprodução

O QUE: Festival of Tutankhamen Tomb Discovery
ONDE: Luxor
QUANDO: 4 de novembro
 

Compartilhe
Data 20/10/2010

Luz do sol Ă© coadjuvante em espetĂĄculo planejado pelo faraĂł

É preciso acordar cedo na sexta-feira (22/10) e chegar antes do amanhecer no Templo de Abu Simbel para assistir um fenômeno planejado pelo faraó Ramsés II: os raios da luz do sol rastejarem entre as pedras do templo e iluminar as estátuas do próprio Ramsés e dos deuses Ra-Harakhte e Amon-rá. O sol alcança também a parede que descreve a batalha dos egípcios contra o Império Hitita. Este espetáculo acontece apenas duas vezes por ano, nas mesmas datas. A primeira foi em 21 de fevereiro, dia do aniversário de Ramsés. A segunda, 22 de outubro, é data da coroação do faraó.

Quem não quiser perder este acontecimento deverá disputar espaço com uma multidão de visitantes que enchem o lugar neste dia. As estátuas ficam no santuário interno, a 55 metros de profundidade. Este ambiente era considerado pelo faraó o local mais sagrado e apenas ele podia frequentá-lo. 



QUANDO: 22 de outubro
ONDE: Templo de Abu Simbel
QUANTO: Grátis

Compartilhe
Data 13/10/2010

A dança turca do grupo Fire of Anatolia invade o Cairo

O renomado grupo de dança Fire of Anatolia se apresenta no Cairo Opera House, na capital egípcia, até o próximo domingo (17). Com uma coreografia impressionante, ritmos fortes e performances intensas, 90 bailarinos revivem as antigas tradições turcas. O espetáculo é uma mega produção, rico em figurino e fotografia.

Desde que começou, em 1999, os shows do Fire of Anatolia atraíram a atenção de mais de 20 milhões de espectadores e sua popularidade continua a crescer cada vez mais. Até hoje, estiveram em mais de 80 países e 244 cidades, entre elas, o Cairo.

O QUE: Fire of Anatolia
ONDE: Cairo Opera House,  El Borg Gezira
QUANDO: Até 17 de outubro
 

Compartilhe
Data 06/10/2010

Egito celebra a cultura circense em primeiro festival do Cairo

Ao contrário do Brasil, a cultura circense está bem viva no Egito. O órgão de cultura do governo criou o CirCairo, o festival internacional de circo da capital, que começa nesta quarta-feira (6) e termina só no dia 23.

Este é o primeiro evento deste tipo no Egito. O objetivo é conectar os artistas árabes e europeus ao promover uma ponte para dividir experiências. Por isso, os egípcios dividem a programação com grupos vindos da Itália, Bélgico, Espanha, Reino Unido, entre outros. E o público, é claro agradece com palmas esse mix cultural.

O festival inclui performances circenses e workshops para quem quer aprender um pouco desta arte popular. As apresentações acontecerão em diversos teatros como El Genaina Theater, Al Ballon Theater e Darb 1718. Veja aqui a programação.

O QUE: CirCairo
ONDE: Cairo
QUANDO: De 4 a 23 de outubro, em diversos horários

Compartilhe
Data 28/09/2010

Que tal um rally no deserto do Saara?

O termo comer poeira nunca foi tão bem aplicado. Durante o mês de outubro, no Egito, acontece o Rally do Faraó — Pharaons Internacional Cross Country Rally. É uma emocionante corrida de resistência com um grande desafio: desbravar o Saara por cinco dias no comando de uma moto ou um carro.

O evento atrai competidores de todo o mundo. Pudera, são três mil quilômetros em uma rota circular que começa sob o olhar da Esfinge, em Gizé, terminando na animada capital egípcia, Cairo. Quem for apaixonado por corrida não vai querer perder a largada no dia 4 e a chegada no dia 9.



O QUE: Rally do Faraó ( Pharaons Internacional Cross Country Rally)
ONDE: Deserto do Saara
QUANDO: De 4 a 9 de outubro
QUANTO: Grátis
 

Compartilhe
Data 20/09/2010

Ritual pagĂŁo no centro do Cairo e Andrea Bocelli nas PirĂąmides

Um dos mais originais grupos da cena musical do Cairo, o Mazaher Ensemble, se apresentará esta semana no Makan. Eles carregam em sua arte uma grande responsabilidade: no Egito, são os últimos propulsores do Zaar, um tradicional ritual de cura pagão. Vindo da Etiópia, no século XVIII, o rito se espalhou para o norte da África. Nele, há muita dança e música, tocada majoritariamente por percussão e uma lira de seis cordas. Quem dança são as mulheres, apesar de algumas participações masculinas. Isso explica a composição da banda com três dançarinas e cantoras. Mas, as coreografias estão longe da sensualidade da dança do ventre.

Obviamente, os muçulmanos não veem com bons olhos o Zaar devido a sua “magia”. Os brasileiros, muito pelo contrário, irão se identificar com certos traços de misticismo próximos a cultura nacional. Para não perder um bom lugar no Makan, vale a pena chegar com pelo menos uma hora de antecedência. A casa, que fica na região central do Cairo, é pequena.

Se gosta de ópera e ainda estiver pelo Cairo no sábado (25), o tenor italiano Andrea Bocelli fará um show nas pirâmides. Para não perder a apresentação, é preciso fazer reserva: tel: 20 (0)2 385 0259. Entradas a partir de 1000 LE.

 Abaixo, Mazaher Ensemble em ação no Cairo

O QUE: Mazaher Ensemble
ONDE: Makan: 1, Saad Zaghloul St. Centro
QUANDO: 21/09, às 21h
QUANTO: 20 LE adiantado e 30 LE na porta

Compartilhe
Data 14/09/2010

Renasce o cinema egĂ­pcio em festival de Alexandria

Depois de quase 20 anos em uma fase cinematográfica fraca (com produções pobres), os egípcios estão com uma grande expectativa: viver o renascimento do cinema. Por isso, o Alexandria Film Festival For Meditrranean Countries (Festival de Filmes de Alexandria para países mediterrâneos) volta com tudo neste ano. Já na sua 26ª edição, a competição exibirá longa-metragens egípcios e dos países que beiram o Mar Mediterrâneo. Na abertura, prepare-se para o Al-Mosafer (The traveler, ainda sem título em português), considerado principal filme nesta nova fase. No elenco, está o célebre Omar Sharif, em um retorno ao cinema egípcio após 15 anos de ausência.

No total, são 50 filmes concorrentes, 13 deles internacionais. Os atores Najla Fathi e Jamil Rabit, além do diretor Ali Badrakhan, serão os homenageados do ano. A data e o local de abertura já estão marcados — de 14 a 19 de setembro, no Sayyed Darwish Theater, em Alexandria. Se o renascimento é sonho ou realidade, somente o tempo poderá nos dizer. Mas uma coisa é certa: os produtores do evento apostam no tema. Dê só uma olhada no cartaz de divulgação.

 

 

O QUE: Festival de Cinema de Alexandria ONDE: Alexandria, no Sayyed Darwish Theater
QUANDO: De 14 a 19 de setembro

Compartilhe
Data 10/09/2010

É o fim do Ramadan, hora de festejar

 Já ouviu falar em Eid al-Fitr? É a festa muçulmana em que se comemora o fim do Ramadan e, claro, do jejum. Literalmente, aliás. O nome da celebração significa “Celebração do fim do jejum” e ela também é conhecida como Doce Celebração ou Pequena Celebração. Neste ano, começa exatamente na sexta-feira (10), quando os fiéis tiverem o registro visual da lua nova. Depois disto, o país para e festeja durante três dias.

Será comum encontrar praticamente todos muçulmanos do Egito orando em pontos públicos no meio da manhã. Isso porque não há espaço suficiente nas mesquitas para todos os fiéis. Após a oração, tradicionalmente, há um sermão e uma oração especial em que se pede o perdão. Outro costume é a realização do primeiro almoço, que acontece geralmente na casa de um parente mais velho.

Há muçulmanos que saem um pouco do tradicional e buscam se divertir em casas noturna. Se quiser encontrar algum deles, o Cairo Jazz Club terá o DJ KZ alegrando a noite, a partir das 22h30. Endereço:197, 26th july st., agouza. 

Abaixo, o vídeo mostra um dia de Eid al-Fitr na mesquita Al-Azhar, no Cairo 


O QUE: Eid al-Fitr
QUANDO: de 10 a 12 de setembro
ONDE: no país inteiro

 

 

Compartilhe

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital