Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

França Mediterrânea

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

França Mediterrânea em vídeo

Enquete

Qual a primeira cidade você indica na França Mediterrânea?

Data 26/04/2011

Festival de Cannes: chega a época mais glamourosa da cidade

Cannes mantém o prestígio de outrora: os Rolls-Royces, os grandes iates, os magnatas e as estrelas. Pelo menos nos dias do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do mundo. Neste ano, o evento cinematográfico acontece de 11 a 22 de maio e será presidido pelo ator Robert De Niro. O cartaz da 64ª edição tem uma bela fotografia da atriz Faye Dunaway, tirada em 1970 pelo diretor e fotógrafo Jerry Schatzberg nos anos 1970.

A cidade fica lotada nesta época. Para quem for pela primeira vez à cidade, vale algumas dicas. A primeira é que a entrada para a zona do festival não é aberta. Há controle de segurança para as pessoas credenciadas. Claro, é possível presenciar parcialmente o evento nos arredores daquela área.

Outras dicas são os transportes para sair do aerporto de Nice, que fica a 30 quilômetros de Cannes. De ônibus: com a linha Express 210, que liga o Terminal 1 do aerporto à Câmara Municipal de Cannes junto do Palais do Festival. Essa viagem leva cerca de 50 minutos e os veículos partem de meia em meia hora a partir das 9 horas, sendo primeira partida às 8h e a última às 20h. Custa 25,50 €, ida e volta. De táxi: a empresa Allô Taxi Cannes (Tel.: 33 (0) 890 712 227) tem tarifa de 80 € pelo trajeto.

O QUE: Festival de Cannes
QUANDO: De 11 a 22 de maio
ONDE: Cannes

Compartilhe
Data 08/04/2011

Regata internacional domina Marselha na Páscoa

Quem estiver em Marselha de 22 a 25 de abril perceberá uma movimentação incomum no litoral rochoso da cidade. O azul do Mar Mediterrâneo estará muito mais movimentado. Trata-se da 46ª Semana Náutica Internacional do Mediterrâneo, uma competição de vela de alto nível, que existe desde 1965, organizada pela Societé Nautique de Marseille.

É uma ótima oportunidade para dar um passeio na orla e apreciar o movimento de um evento deste tamanho. No total, haverá cinco largadas, três delas pela manhã, uma à tarde e outra noturna. Há uma previsão de horários, mas todos as saídas dependem do clima. A organização da regata apenas não informa um horário específico para o percurso noturno. Mais informações no site: http://www.lanautique.com/

Programação
Sexta-feira /22 de abril: 15h – e percurso noturno
Sábado / 23 de abril: 11h
Domingo/24 de abril: 11h
Segunda-feira/25 de abril: 11h

O QUE: Semana Náutica Internacional do Mediterrâneo
QUANDO: De 22 a 25 de abril
ONDE: Marselha
 

Compartilhe
Data 20/01/2011

Monte Carlo vira a capital da velocidade em janeiro

Circuito obrigatório da Fórmula 1, a luxuosa Monte Carlo pode ser considerada um dos lugares mais famosos pelas corridas automobilísticas. No mês de janeiro e início de fevereiro, o bairro de Mônaco sedia também dois ralis. Até sábado (22/1), acontece o tradicional Rali de Monte Carlo, que completa 100 anos em 2011.

Menos conhecido e mais nostálgico, o a 14ª edição do Rali Histórico tem início 26 de janeiro e fim no dia 2 de fevereiro. A corrida mistura relíquias automobilísticas, neve e muitas manobras. Antes de chegarem para a disputa, os pilotos desfilam com seus carros lendários pelo sul da França. As ruas são invadidas por barracas de comida, música e festa, contrastando com o frio local. Quem quiser assistir, basta passear pelas ruas do bairro. Os ralis são gratuitos.


O QUE: Rali de Monte Carlo
ONDE: Monte Carlo
QUANDO: Até 2 de fevereiro
QUANTO: Grátis
 

Compartilhe
Data 10/01/2011

Marselha celebra procissão católica

Para conhecer a cultura francesa de perto, vale a pena participar da procissão do Dia da Nossa Senhora da Candelária (também conhecido como Nossa Senhora da Luz), em Marselha. Trata-se de um feriado cristão, festejado no dia 2 de fevereiro, que remonta ao século 13. Celebra três ocasiões: a apresentação do menino Jesus; a primeira entrada de Jesus no templo, e a purificação da Virgem Maria.

No dia, a imagem da Virgem Negra da igreja de Saint-Victor é levada pelo arcebispo até a região da padaria Four des navettes, famosa por fabricar baguetes em forma de barco tradicionalmente consumidos durante o dia. Esteja preparado para fila se você quiser provar a iguaria!

O QUE: Dia da Nossa Senhora da Candelária
ONDE: 3 rue de l’Abbaye 13007 , Marselha
QUANDO: 2 de fevereiro
 

Compartilhe
Data 04/01/2011

Rali na neve é atração de inverno no sul da França

Divulgação
Provavelmente, todo mundo já viu (ou pelo menos leu) sobre ralis. Muita poeira e areia para todos os lados, certo? Não. Pelo menos, quando a competição trata-se da Trophy Andros, em Isola 2000, Alpes-Maritimes, no sul da França. Aqui, o protagonista é o gelo. A corrida acontece nos dias 7 e 8 de janeiro, na região das montanhas.

São duas categorias (Elite e Promotion), duas baterias, com um grand finale, colocando os vencedores para disputar o tornêio principal. O vencedor é aquele que fizer mais pontos.

A pista de gelo de cada corrida é preparada com semanas de antecedência, sendo ritualmente pulverizada com água para assegurar uma superfície uniforme e estável. No entanto, as condições climáticas, muitas vezes caprichosas, fazem a competição ter mais emoção quando o gelo derrete ou se forma.

O QUE: Trophy Andros Isola 2000
ONDE: Isola 2000, Provença
QUANDO: 7 e 8 de janeiro
 

Compartilhe
Data 17/12/2010

Um Réveillon vindo do fundo do mar

Uma noite inesquecível que vai divertir crianças e adultos. É a promessa para o Réveillon no parque marinho Marineland, em  Antibes-Juan les Pins, na Riveira Francesa . A atração é para a família inteira, com shows de ursos polares, baleias orcas e as mais diversas espécies do oceano.

Destaque para o aquário do local que possui um túnel de 30 metros de comprimento, por onde os visitantes atravessam e podem ficar bem perto de tubarões e outras espécies tropicais como o peixe-palhaço e cavalos-marinhos. Durante a virada, haverá queima de fogos. Assim como as o oceano, o preço do espetáculo é salgado: 195 euros. Porém está incluso, jantar, bebidas e shows.

O QUE: Noite da virada na Marineland
ONDE:  Antibes-Juan les Pins - Riveira Francesa
QUANDO: 31 de dezembro
QUANTO: 195 euros

Mais na Meridiani:

O que fazer em Nice no Natal
Natal em Roma: divirta-se na Piazza Navona
Natal em Roma: descubra os 170 presépios
 

Compartilhe
Data 29/11/2010

O que fazer em Nice no Natal

Final de ano em Nice é sinônimo de diversão. Com uma linda decoração e luzes extraordionárias (veja vídeo abaixo), a cidade aproveita o inverno e a proximidade do Natal para festejar. A diferença está em pequenos detalhes como a distribuição de chocolate quente na Praça Garibaldi e oficina para crianças. Como a programação é extensa, separamos as principais atrações.

Confira:

Vila Artesãos
Reúne cerca de 50 barracas com que oferecem grande variedade de artesanato. O tema, claro, é natalino. Todos os dias das 11h às 20h, na Praça Massena.

Pista de Gelo
Novatos e experientes patinadores se dividem nas quatro sessões de 1h30. Todos os dias às 11h, 13h, 15h, 17h - Medecin Jacques Fórum. Preço: 5 euros, incluindo sapatos eluvas.

Chocolate
De 19 a 31 de dezembro, às 16h30, será distribuído chocolate quente pela "Maison du pain d'épices, na Praça Garibaldi. (exceto 25/12 e 27/12, que será às 16h e 17h às 15h30).

Crianças
Haverá atividades para as crianças todos os dias, no Jardin Albert 1er.

Abaixo, vídeo mostra o clima natalino em Nice

O QUE: Final de ano em Nice
ONDE: Nice
QUANDO: Dezembro

 

Compartilhe
Data 16/11/2010

Nice homenageia heroína local

A lavadeira Catherine Ségurane salvou Nice de ser invadida por uma aliança franco-turca, em 1543, e virou uma heroína local. Resultado: em sua homenagem, todo dia 21 de novembro, a cidade celebra uma missa na catedral Réparate Sainte com direito a procissão e entrega de coroa de flores no memorial da lavadeira, na cidade velha. Não pense em velas e cantorias religiosas, a caminhada está mais para um desfile com pessoas fantasiadas com roupa de época.

Quem estiver pela cidade pode acompanhar os moradores. Antes, é preciso conhecer o fato mais curioso na história de Catherine: dizem que ela se prostrou em frente dos invasores, levantou sua saia e deixou suas nádegas à mostra. Antes disso, teria nocauteado um soldado e roubado sua bandeira, colocando todos para correr. Claro, os fatos não são confirmados, muito menos a existência dessa heroína às avessas, mas vale à pena participar desta tradição da belíssima Nice.

O QUE: Homenagem Catherine Ségurane
ONDE: Cidade Velha, Nice
QUANDO: 21 de novembro, a partir das 10h
QUANTO: Grátis


 

Compartilhe
Data 12/11/2010

Imperdível: Feira do vinho na França

Tomar um bom vinho faz parte da essência da França. Esse, provavelmente, é o principal motivo da popular Feira de Viticultores e Agricultores da França, em Marselha, atrair mais de 25 mil pessoas de todas as regiões do país. O evento reúne 180 expositores que oferecem vinho de alta qualidade a preços razoáveis. Degustar é possível e aconselhável antes da compra. Os visitantes poderão também experimentar outros produtos da feira como chocolate, mel e foie gras. Este ano, o evento acontece de 19 a 22 novembro.

O QUE: Feira de Viticultores e Agricultores da França
ONDE: Parc Chanot , Marselha
QUANDO: De 19 a 22 novembro
QUANTO: 8 euros 

Compartilhe
Data 03/11/2010

Atletas percorrem o litoral francês na Maratona de Alpes-Maritimes

Mais de 10 mil atletas participam da maratona anual de Alpes-Maritimes (Marathon des Alpes-Maritimes). Claro que com esse número não é preciso argumentar muito para convecer qualquer um que a disputa é um grande acontecimento na região da Provença.

A corrida tem início em Nice, mais especificamente em Promenade des Anglais, e fim em Cannes. A corrida começa 8h, no dia 14 de novembro. São mais de 42 quilômetros, quase três vezes mais do que a São Silvestre, que tem um percurso de 15 quilômetros. Quem estiver no litoral sul da França pode reservar um espaço na agenda e ver de perto a maratona.

Marathon des Alpes-Maritimes

O QUE: Marathon des Alpes-Maritimes
ONDE: Provença
QUANDO: 14 de novembro
QUANTO: Grátis 

Compartilhe
Data 27/10/2010

Exposição na França traz escultura de Giacometti avaliada em €65

A Fondation Maeght, em Paul de Vence-Saint, próximo a Nice, apresenta uma retrospectiva do trabalho do excepcional artista Alberto Giacometti. Batizada como Giacometti & Maeght 1946-1966, a exposição traz as principais obras deste suíço famoso por suas esculturas e pinturas expressionistas. Para quem não conhece, sua principal característica é retratar a figura humana em um formato longilíneo, com pernas, braços e tronco bastante esguios.

A exposição só se tornou possível porque museus franceses e internacionais, além de proprietários particulares, emprestaram obras para a Fondation Maeght. São mais de 170 obras, incluindo Le Chien (Cão), Le Chat (Gato) e L'Homme qui marche (Homem andando). Esta última foi vendida por 65 milhões de euros em um leilão, preço recorde para uma obra de arte em um leilão.

Porém, não só o resultado de sua vida profissional estará aberto ao público. A Fondation Maeght também homenageia o próprio homem. Ou seja, sua vida pessoal. Isto porque Alberto Giacometti e Aimé Maeght (fundador do espaço) foram amigos durante 20 anos. A amizade está comprovada em cartas, filmes e retratos. Tudo a seu alcance.Reprodução

L'Homme qui marche (Homem andando), de Giacometti

O QUE: Giacometti & Maeght 1946-1966
ONDE: Fondation Maeght, em Paul de Vence-Saint
QUANDO: Até 31 de outubro
QUANTO: 14 euros

Compartilhe
Data 20/10/2010

Marselha vira palco de festival com show do Gotan Project

O Fiesta des Suds, um festival de música muito conhecido em Marselha, já começou, mas ainda dá tempo de assistir alguns shows. Até sábado (23/10) ainda se apresentarão, pelo menos, quatro grandes nomes da música internacional: Joe Jackson (Grã-Bretanha) e seu pop-rock refinado; Wayne Shorter (Estados Unidos) e suas composições consideradas standards do jazz; Youssou N'Dour & Le Super Eloite de Dakar (Senegal) e seu reggae que é tocado em todas as pistas da Jamaica; e Gotan Project (Argentina) com seu tango eletrônico que conquistou o Brasil.

Cada noite conta também com bandas de abertura locais e internacionais, além de Djs que agitam a noite. É uma mistura de ritmo, estilo e países. Na programação, há também sete exposições, apresentações de danças e até fogos de artifício. O festival acontece sempre durante o outono na Dock des Suds.

O QUE: Fiesta des Suds
ONDE: Dock des Suds, Marselha — 12 rue Urbain V, 13002
QUANDO: De 15 a 23 de outubro, a partir das 19h
QUANTO:De €20 a €35

 

Compartilhe
Data 13/10/2010

Riviera francesa vira cenário de rally

Carros, pilotos e amantes de velocidade tomarão conta da Riviera Francesa nesta semana. É tempo de corrida no mais belo cenário do litoral sul da França. Trata-se do Rally Antibes Côte d'Azur. Já em sua 45ª edição, o evento esportivo começa na sexta-feira (16), e termina na segunda-feira (18).

No total, são 130 equipes, sendo que 25 pilotos são estrangeiros. Há duas categorias que se destacam na competição: a europeia e a nacional. Cada uma tem itinerário diferente. A primeira terá largada em Juan es Pins e chegada em Pinè de Gould — a distância é de 260 quilômetros. Já a nacional começará no sábado (17), em Aiglun, e percorrerá 170 quilômetros.

Abaixo, os principais takes do rally do ano passado

O QUE: 45° Rally Antibes Côte d'Azur
ONDE: Antibes
QUANDO: De 16 a 18 de outubro

Compartilhe
Data 06/10/2010

Bandas independentes se apresentam em festival francês

 A Aix-en-Provence se orgulha de ter um evento considerado como o grande descobridor de novos talentos da música francesa. Trata-se do Festival de la Chanson Française ( em português, Festival da Música Francesa), que já começou e termina neste sábado (9). É um prato cheio para quem gosta de música e novidades, e , claro, um trampolim para jovens cantores e bandas desconhecidas do grande público. Isso porque, na plateia, além de possíveis futuros fãs, há jornalistas, executivos de grandes gravadoras e outros profissionais do cenário musical.

Mas, quem vai só para se divertir deve conhecer o tema deste ano: “o amor pelas palavras”. Prepare-se, é quase certeza que você ouvirá letras inovadoras com lindas metáforas de bandas independentes. Mas, sempre há possibilidade de chegar aos seus ouvidos composições nem tão boas assim. Portanto, vale a pena dar uma olhada na programação e escolher seu show. Destacamos a Bardan, uma banda que mistura folk-rock e música francesa, com violino, percussão, baixo, guitarra, acordeão e bandolim. O grupo se apresentará na quinta-feira (7), às 21h, no Hall de Madeira Alder. Se preferir conhecer antes um pouco deles, assista ao vídeo abaixo:

O QUE: Festival de la Chanson Française
ONDE: Aix-en-Provence
QUANDO: Até 9 de outubro
QUANTO: DE €20-€39

Compartilhe
Data 28/09/2010

Marselha celebra sua paixão pelo mar em festival

O festival de Marselha, Setembro no Mar (em francês, Septembre en Mer), está quase no fim, mas ainda dá tempo para aproveitar algumas atividades que acontecem até domingo (3/10). O evento celebra a forte mistura cultural da cidade com o mar. É a declaração de amor dos moradores pelas águas do Mediterrâneo.

Na programação, há exposições, filmes, aberturas de museus, artesanato, competição de pesca, entre outros eventos realizados no Vieux-Port, o porto da cidade. Uma boa pedida são as excursões a bordo de embarcações típicas para pequenas ilhas locais, onde a riqueza da fauna e flora é grande. Como a maioria dos brasileiros tem uma forte ligação com o mar, não há como não entrar no clima. Se quiser, dá até para praticar mergulho e conhecer a fundo as águas francesas.

Quem estiver em Saint-Tropez não pode perder a Nioularque, uma luxuosa competição de regatas e corridas de iates que já está acontecendo e termina no domingo. 

Mergulho na costa de Marselha faz parte da programação do Septembre en Mer

O QUE: Festival Setembro no Mar (Septembre en Mer)
ONDE: Veiux-Port, Marselha
QUANDO: Até 3 de outubro
 

Compartilhe
Data 06/09/2010

Córsega terá um mês rico em exposições

Esta temporada será rica para a arte na Córsega. Serão reabertos, em setembro, dois museus que passaram por restaurações: o Palais Fesch, em Ajaccio, e o Museu Bastia. O primeiro foi construído no século XIX e abriga uma enorme coleção de pinturas italianas, além de retratos da família Bonaparte e um único conjunto de pinturas da Córsega. Sua reabertura será marcada por três exposições: Lucien Bonaparte, um homem livre; Ticiano, o homem estranho e Desenho em Florença na época de Michelangelo. Já o Museu Bastia fará sua reabertura com a exposição temporária Visioni di Bastia, que traz imagens e representações da Córsega entre os anos de 1770 e1939. Como as obras são extremamente frágeis é impossível mantê-las em exposição permanente.

Por fim, o artista Claudio Parmiggiani está com a exposição Naufrage avec Spectateurs na Igreja do Convento de Morsiglia. Trata-se de um barco enorme, que foi recuperado do mar na Sardenha e reposicionado dentro da Igreja. Uma equipe de operários, carpinteiros, artistas e artesãos trabalharam para transportá-la. O grande barco, agora, está aberto. É possível ver os detalhes de sua estrutura. Todos os momentos da realização do trabalho foram fotografados e filmados. A peça ficará em exposição todos os dias, exceto às segundas, das 10h às 12h e das 17h às 20h.

A reinauguração do Palais Fesch conta com pinturas dos Bonaparte

O QUE: Exposições na Córseha
ONDE: Bastia e Ajacciok, na Córsega
QUANDO: 8 a 15 de setembro
QUANTO: 10 euros

Compartilhe

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital