Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Roma e Vaticano

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração você indica em Roma ou no Vaticano?

Data 18/04/2011

Descubra o Woodstock italiano no Dia do Trabalho

Por Carla Ferrante

Os italianos têm uma tradição belíssima na comemoração do Dia do Trabalho, 1º de maio. Todo ano, se unem na Praça San Giovanni, em Roma, para celebrar o feriado internacional com música. Trata-se de um festival gratuito produzido desde 1990, especialmente para a data. A festa também é chamada de Woodstock italiano. Motivo: traz grandes artistas nacionais, internacionais, revelações e aqueles que estão fora dos grandes circuitos.

O evento dura das 14h até as 23h e a Itália em peso comparece. Em 2007, a estimativa de público foi de 700 mil pessoas. Por isso, é recomendável chegar cedo para conseguir um bom lugar e aproveitar todas as atrações. Essa será a 22ª edição e será dedicada aos 150 anos da unificação italiana.

Um destaque da programação é o retorno de Ennio Morricone, um dos mais importantes compositores de trilhas cinematográficas do mundo — responsável pela trilha de filmes como Bastardos Inglórios, Cinema Paradiso e Os Intocáveis. Ele vai apresentar um tema chamado “Elegy for Italy”, elaborado especialmente para a ocasião.
A programação completa ainda está sendo elaborada, porém o espetáculo já conta com artistas como Gino Paoli, Marlene Kuntz, Litfiba, Caparezza, Daniele Silvestri, The Modena City Ramblers, the Almamegretta.

O QUE: Concerto del Primo Maggio
QUANDO: May Day From 2 p.m.
ONDE: Piazza di Porta San Giovanni Roma
 

Compartilhe
Data 07/04/2011

Roma celebra Semana Santa com homenagem à Itália

Reprodução

Por Carla Ferrante

A volta do Sol na Itália atrai os romanos para fora de casa. E, de 16 a 25 de abril, toda Roma prepara-se para comemorar a 14ª edição do Festival di Pasqua, em português, Festival de Páscoa. Ou seja, é a celebração da Semana Santa. Neste ano, a festa será em dobro. O evento prestará homenagem ao aniversário de 150 anos da unificação da Itália — em 1861, Victor Emanuel II foi proclamado rei da Itália.

Na programação, como todos os anos, há inúmeros números musicais dedicados a herança da música sacra no país: shows que vão desde a música gregoriana e polifônica para obras dos grandes compositores do romantismo. Tudo locado nos espaços mais charmosos da cidade de Roma.

A capital para nesta época. Desde o domingo de Ramos ao domingo de Páscoa, é costume uma multidão enorme, formada pelos próprios romanos e também por visitantes de todo o mundo, se divertir em shows e eventos desta data especial. Horários e locais serão em breve no site do evento: www.festivaldipasqua.org

O QUE: Festival di Pasqua
QUANDO: De 16 a 25 de abril
ONDE: Diversos pontos de Roma
 

Compartilhe
Data 11/01/2011

Roma é sede de campeonato de rugby

Roma e rugby não é uma mistura muito conhecida pelos brasileiros. Mas ela existe e combina bem. Em fevereiro, começa a edição de 2011 do campeonato Six Nations, um dos mais antigos do mundo, realizado no estádio Flaminio, na capital italiana. Além do país sede, os competidores dessa edição são Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales e França. Cada um garantiu uma vaga vencendo um recente torneio Grand Slam.

Os apaixonados pelo esporte ou aqueles com curiosidade de ver uma partida ao vivo devem aproveitar o torneio que reúne os melhores times do hemisfério norte. A história do Six Nations começou em 1871, quando Inglaterra e Escócia se reuniam para partidas amistosas. O primeiro campeonato ocorreu em 1883 e contou com as seleções de Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. A partida inaugural acontece no dia 5 de fevereiro entre Itália e Irlanda. Ingressos no site do campeonato.

O QUE: Six Nations - Campeonato de Rugby
ONDE: Estádio Flaminio, Roma
QUANDO: A partir de 5 de fevereiro
 

Compartilhe
Data 06/01/2011

Roma reúne moda, arte e espetáculo em um evento único

Divulgação

No início do ano, Roma vira a capital da moda com o AltaRoma. Trata-se de um megaevento com performances experimentais, concebidas para unir roupa com arte e espetáculo.

O projeto acontece duas vezes por ano no Complesso Roma Monumental Santo Spirito, na Saxia. A primeira edição de 2011 acontece de 29 de janeiro a 1 de fevereiro.

Nas passarelas, estarão coleções clássicas de célebres designers e
criações ousadas feitas por jovens talentos. O objetivo é causar impacto nos visitantes e grandes casas de moda. Há também exposições fotográficas, palestras, conferências e recém lançado concurso: Quem é o próximo? Trata-se de um projeto da AltaRoma em parceria com a Vogue Itália, dedicada à descoberta de grandes nomes da moda.

O QUE: AltaRoma
ONDE: Complesso Roma Monumental Santo Spirito, Saxia - Roma
QUANDO: De 29 de janeiro a 1 de fevereiro

Compartilhe
Data 22/12/2010

Férias em Roma: divirta-se com um musical italiano

Divulgação

Por Carla Ferrante
A MERIDIANI já deu algumas dicas para quem vai passar o final de ano em Roma como a exposição com 170 presépios e um passeio pela maior e mais tradicional feira natalina da capital, na Piazza Navona. Para complementar sua viagem, aí vai mais um bom programa: "Canto perche' non so nuotare da... 500 repliche" (Canto já que não sei nadar...500 respostas), a nova versão do espetáculo musical de Massimo Ranieri, um célebre cantor e ator italiano. Depois de quatro temporadas rodando a Itália e mais de um milhão de espectadores, a peça permanecerá em Roma de 21 de dezembro até 9 de janeiro, no teatro Quirino.

O show é baseado no programa de televisão "Todas as mulheres esperam por mim", escrito por Ranieri para celebrar seus 40 anos de carreira. O título é uma referência ao seu medo de nadar. Quando era criança, seu irmão mais velho o incentivava a cantar com uma ameaça: se ele não cantasse, o jogaria na água.

Quem assistir poderá ver de perto Ranieri dançando, tocando instrumentos e, claro, cantando seus melhores e mais populares hits, além de outras canções italianas de Mia Martini, Lucio Battisti, Battiato, Luigi Tenco.

O QUE: Canto perche' non so nuotare da...500 repliche.
ONDE: Teatro Quirino, Via delle Vergini 7, tel 06 6794585
QUANDO: De 21 de dezembro a 9 de janeiro, de terça-feira a sábado, às 20h45
QUANTO: Ingressos de 16 a 30 euros.
 

Compartilhe
Data 10/12/2010

Exposição reúne imagens históricas de Roma

Por Carla Ferrante
Todo mundo sabe: conhecer Roma é ficar de frente a frente com relíquias seculares. Mas, quem visitar a capital poderá conhecer também a história recente dos romanos com a exposição "Un Secolo di clic em Cronaca di Roma 1910/2010", que acontece até 6 de fevereiro, no Museu de Roma, em Trastevere. Trata-se de uma seleção de 130 imagens do jornalismo local feitas durante os últimos 100 anos. Os responsáveis pela escolha do material são a União dos Repórteres de Roma.

As imagens dão uma visão geral sobre um século de notícias romanas, com grandes e pequenos eventos do cotidiano, crimes, escândalos de celebridades de ontem e de hoje. As fotos estão divididas por seções. Duas delas são por períodos: de 1910 a início dos anos 1940, e do final dos anos 1940 até a atualidade, mostrando a explosão de notícias sobre crime, grandes casos do envolvendo paparazzi.

Na área de audiovisual, vale a pena procurar por segmentos de filmes antigos e um documentário da Rai, canal de televisão nacional, que retrata a transformação de Roma em uma grande capital européia - em 2010, a cidade celebrou seus 140 anos como capital italiana.

O QUE: Un secolo di clic in cronaca di Roma
ONDE: Museo di Roma in trastevere, Piazza Sant'Egidio 1
QUANDO: De terça a domingo 10:00 de 20:00, segunda-feira fechado.
QUANTO: 4,50 euros
 

Compartilhe
Data 03/12/2010

Exposição traz 170 presépios para o Natal de Roma

Para complementar o passeio pela Piazza Navona no Natal que já foi indicado pela MERIDIANI, vale visitar o Presepi 100, uma exposição de presépios e arte que já está em sua 35ª edição e termina apenas no dia 6 de janeiro. Apesar do número 100 no nome, o evento traz 176 presépios, 67 deles vindos de toda a Europa, África, Ásia, América do Norte e América Latina. Entre eles estão obras romanas do século 19 e outras peças do século 18 de Nápoles, da Sicília e Apúlia.

O Presepi foi criado em 1975. A ideia sempre foi impulsionar a tradição de montar presépios e levar ao povo diferentes representações da natividade criadas a partir dos mais variados materiais. Portanto, não é difícil encontrar os treis reis magos feitos com prata, bronze, vidro, cerâmica de argila, ferro forjado, madeira, papel machê, cristais Swarowsky, ovos de avestruz e materiais reciclados.

Crianças de 4 a 11 anos podem participar do workshop "O nascimento como rainha do jogo", em que aprendem a fazer personagens do presépio. É preciso fazer reserva prévia para participar.

Reprodução

O QUE: 100 Presepi
ONDE: Sale del Bramante, viale Gabriele D'Annunzio - Piazza del Popolo
QUANDO: Até 6 de janeiro, das 9h30 às 20h
QUANTO: 5,50 euros
 

Compartilhe
Data 23/11/2010

Natal em Roma: divirta-se na Piazza Navona

Por Carla Ferrante

Quem for passar o final de ano em Roma já pode se preparar para as compras. Começa, em 26 de novembro, o Mercatino di Natale di Piazza Navona, a maior e mais tradicional feira natalina da capital. O lugar conta com todas as atividades típicas desta época do ano: levar as crianças para tirar fotos com o Babbo Natale (Papai Noel em italiano), ver presépios em tamanho natural e procurar as barracas com os melhores presentes.

A atmosfera é perfeita para família e crianças, mas jovens casais e grupo de amigos vão se deleitar já que além dos presentes há barracas de comida: doces, castanhas, o famoso torrone, alcaçuz, e as tradicionais massas italianas. Também há eventos na própria Piazza Navona e nos arredores como apresentação de artistas de rua, malabaristas, acrobatas, etc.

A feira permanecerá aberta todos os dias, da manhã até tarde da noite. O melhor horário para visitá-la é no fim da tarde, mais especificamente no pôr do sol, quando você pode apreciar os últimos minutos do sol e as luzes de natal se acenderem, em um perfeito clima natalino. Mesmo depois do Natal, é possível visitar a feira, já que o encerramento é apenas em 6 de janeiro, dia em que os italianos esperam a Befana, uma bruxa que coloca carvão nas meias das crianças desobedientes.

Reprodução

O QUE: Mercatino di Natale di Piazza Navona
ONDE: Piazza Navona
QUANDO: De 26 de novembro a 6 de janeiro
 

Compartilhe
Data 17/11/2010

Roma vira capital do Jazz

Por Carla Ferrante

A 34 ª edição do Roma Jazz Festival já começou. Até 30 de novembro, a capital receberá nas casas Parco della Musica e Casa del Jazz uma ampla seleção de jovens e talentosos músicos italianos, além de algumas das estrelas aclamadas do jazz internacional. Entre elas estão: Enrico Rava , Coen Ottolini Mauro, Paolo Fresu, Stefano Bollani e Gabriele. O destaque do evento vai para a americana Macy Gray, que se apresenta nesta quarta-feira (17/11).

Neste ano, o festival é dedicado ao crescente reconhecimento do jazz produzido por italianos e consumido no mercado internacional. Trata-se da nova geração de músicos criativos e originais que estarão presentes no evento. Alguns shows são grátis, outros custam 5 euros, apenas a apresentação de Macy Gray custará 45 euros.

Abaixo, Stefano Bollani em um belo solo de piano

O QUE: Roma Jazz Festival
ONDE: Auditorium Parco della Musica e Casa del Jazz
QUANDO: Até 30 de novembro
 

Compartilhe
Data 10/11/2010

Romanos montam espetáculo futurista com superprodução

Por Carla Ferrante

Muitos acreditam que o uso de tecnologia no teatro vai contra a essência das artes cênicas. O grupo romano Santa Sangre está aí para provar o contrário. No palco, eles unem vídeo, áudio (muito bem casados com a iluminação), hologramas, lasers, blocos de gelos enormes, etc. Quem estiver em Roma poderá assistir a um de seus espetáculos: Bestiale Improvviso — de quarta-feira (10/11) até domingo (14/11), no Palladium.

O que se vê no palco é resultado de um projeto de pesquisa artística que teve início em 2001, em Roma. Muitas peças já foram montadas ao longo desses anos. Bestiale Improvviso é a terceira a parte de um trabalho sobre energia nuclear em que cenografia e música são tão exatos quanto a ciência. 

O QUE: Santa Sangre - Bestiale Improvviso
ONDE: Palladium Piazza Bartolomeo Romano 8, Roma
QUANDO: De 10 a 14 de novembro, às 20h30. No domingo, às 17h
QUANTO: 21 euros. Ingressos pelo tel. 39 06 45553050
 

Compartilhe
Data 04/11/2010

Roma x Lazio: curta a capital em dia de clássico do futebol

Domingo (7/11) é dia de clássico no Campeonato Italiano: Roma X Lazio. Se você estiver em Roma, prepare-se, pois a cidade se transforma. Não só o Estádio Olímpico de Roma lota (é claro) como bares e restaurantes são ocupados por torcedores fervorosos. Nada muito diferente do Brasil, mas tudo com um jeitinho bastante italiano.

Os ingressos para ver de perto o Derby della Capitale, como também é conhecida a disputa, são disputadíssimos. Portanto, melhor não deixar para cima da hora. Alguns sites oferecem os tickets online: o Listiket é um deles.

Abaixo, um pouco do clássico italiano 

O QUE: Roma x Lazio
ONDE: Stadio olimpico di roma
QUANDO: 7/11
PREÇO: De 80 a 340 euros 

Compartilhe
Data 03/11/2010

Moda italiana na ópera e no balé vira tema de exposição

Por Carla Ferrante

Muitos podem até não concordar, mas moda é um ponto importante da cultura mundial. A ligação com a arte sempre existiu. Não é preciso de muita pesquisa para descobrir que os maiores estilistas italianos criaram (e ainda criam) figurinos incríveis para as tão célebres óperas e balés interpretados no país do Renascimento. Por isso, quem gosta de arte e moda não pode perder o Il Teatro alla Moda, a maior exibição de figurinos da Europa. Durante um mês (de 5 de novembro a 5 de dezembro), o Museo della Fondazione Roma exibirá o vestuário não só em peças, como também as ilustrações feitas à mão (chamadas fashion-plates) e vídeos raros sobre a criação de cada uma.

Para Donatella Versace, o evento não é destinado apenas para os amantes da moda, mas também para todos aqueles que amam arte italiana. "É a expressão da modernidade", opina.

O acervo foi selecionado de tal modo que traça com precisão o glamour da arte cênica italiana. Entre os itens, estão: o vestido da soprano neozelandesa Kiri te Kanava, na ópera Capriccio, de Richard Strauss (1990); o casaco de pele cor de rosa da Fendi, usado por Raina Kabaivanska na Traviata (1984); o vestido da Missioni, usado na ópera Lucia di Lammermoor; e mais peças da Capucci feitas para grandes nomes da ópera como as cantoras líricas Maria Callas e Montserrat Caballe, as sopranos Katia Ricciarelli e Cecilia Gasdia, além de Luciano Pavarotti.

Vestidos usados pela soprano Anna Caterina Antonacci e no balé  em L'Uccello di Fuoco

O QUE: Il teatro alla moda
ONDE: Museo della Fondazione Roma, Via del Corso - Roma
QUANDO: De 5 de novembro a 5 dezembro, das 10h às 20h
QUANTO: 8 euros

 

Compartilhe
Data 27/10/2010

Roma estende o tapete vermelho e vira a capital do cinema

Por Carla Ferrante

Quando o cinema chama, Roma atende prontamente. Neste mês, a cidade sedia a 5ª edição do Festival Internazionale del film di Roma (Festival Internacional de Cinema de Roma), que acontecerá de 28 de outubro a 5 de novembro, no moderno Auditorium Parco della Musica. Assim como em Hollywood, o típico tapete vermelho — um dos mais longos do mundo com 1,3 mil metros — receberá os célebres convidados. Muitos, aliás, vem da capital americana da sétima arte. Nas edições passadas, o festival recebeu Meryl Streep, Al Pacino, Robert Redford, Tom Cruise, Martin Scorsese e Leonardo di Caprio. Em 2010, Nicole Kidman será a patrona do evento. Seu filme, Rabbit Hole, será exibido no festival e é um dos mais aguardados. No Brasil, a produção só estreia em março de 2011. Como presidente do juri está ninguém menos que Giuseppe Tornatore, diretor italiano que tem na bagagem filmes como Cinema Paradiso e Malena.

O evento também é marcado por pré-estreias. Alguns filmes exibidos aqui acabam se tornando vencedores o Oscar. É o caso de Os Infiltrados, de Martin Scorsese, que levou três estatuetas. Na abertura deste ano, será exibido o longa-metragem americano Last Night, um filme de Massy Tadjedin, com Keira Knightley e Eva Mendes. A programação tem mais de 30 páginas, por isso recomendamos checar o site do evento, em italiano e inglês.

Vinculada ao festival, haverá uma homenagem à obra prima de Federico Fellini, A Doce Vida, que completa 50 anos no sábado (30/10), com a exibição do filme remasterizado. A festa se completa com exposições de arte espalhadas pela capital: Mercati di Traiano, MAXXI, Macro, Villa Borghese, Via Veneto. Andando por esses pontos, não se surpreenda ao topar com um automóvel (que um dia já foi futurístico) com portas em formato de asa de gaivota e com uma função única: levar você para uma viagem pelo tempo. É o DeLorean, o carro que transportava Marty McFly (Michael J.Fox), o protagonista do De Volta para o Futuro. Quem viveu os anos 1980 vai adorar.

O tapete vermelho é um dos mais longos do mundo: 1,3 mil metros

O QUE: Festival Internazionale del film di Roma
ONDE: Auditorium Parco della Musica e centro de Roma
QUANDO: De 28 de outubro a 5 de novembro
QUANTO: As entradas para os filmes variam entre 4 e 23 euros. As exposições são gratuitas.

Compartilhe
Data 20/10/2010

Roma mistura arte renascentista e gastronômica em exposição

Por Carla Ferrante

Se você gosta de arte, não deve perder a V Mostra Mercato D'Antiquariato, uma exposição de antiguidades da Roma renascentista. Assim como nas outras edições, a feira acontece no monumental complexo de Santo Spirito in Sassia. A novidade deste ano é o CucinArte (Arte na Cozinha), um evento de alta gastronomia mundial paralelo ao Mercato. No comando está um reconhecido gerente: Luigi Cremona, autor de importantes guias como Alberghi, Ristoranti e Vini.

Na preparação do cardápio estão os grandes nomes da cozinha intenacional. É a sua chance para encontrar os prestigiados chefes de luxuosos hotéis voltados para a gastronomia. O mesmo vale para os debates. Os gêmeos Heinz e Hermann Beck, que apresentará seu último livro Ipertensione e alimentazione (Hipertensão e nutrição), no sábado (23/10), às 16h30. Já Antonello Colonna falará sobre a inauguração do resort /gourmet Valle Verde Farm, na segunda-feira (24/10), às 19h45. Ainda nesta quarta-feira (20/10), o chefe Alessandro Circiello lançará seu livro La salute vien mangiando (algo como: Saúde Vem da Comida), às 16h.

O lombo d'Angelo, uma receita do alemão Heinz Beck

O QUE: CucinArte
ONDE: Complesso Monumentale Santo Spirito in Sassia, Via di Borgo S. Spirito 1.
QUANDO: Ate 24 de outubro, das 11h às 20h. Sexta-feira até 23h
QUANTO: 10 euros

Compartilhe
Data 13/10/2010

Comemore, começou a temporada da trufa branca

Por Carla Ferrante

Perfumado, inebriante e até mesmo afrodisíaco, o tartufo bianco, uma trufa branca encontrada na região de Alba, a 600 quilômetros de Roma, é uma das melhores expressões da cozinha do país. Os italianos, é claro, não poderiam deixar de celebrar esse cogumelo subterrâneo usado como condimento no mundo inteiro. Tanto é que a Fiera Internazionale del Tartufo d'Alba (Feira Internacional da Trufa de Alba) está em sua 80ª edição neste ano. O evento começou no dia 8 deste mês e continua até o início dezembro.

Para quem não conhece, o tartufo é um tipo de fungo que tem um aspecto similar a uma batata murcha. A colheita, quase uma busca pelo tesouro, virou tradição para os italianos. O cogumelo cresce a um palmo abaixo da terra. Encontrá-lo é uma tarefa para cães farejadores treinados para essa finalidade. 

Na feira, os produtores locais de tartufo, vinho, queijo, salame expõem seus produtos. É uma grande oportunidade para saborear trufas de acordo com as tradições da cozinha italiana, além de experimentar pratos premiados, conhecer as redondezas da cidade e se divertir nos shows noturnos. Quem gosta de cozinhar provavelmente levará a trufa para casa e criará sua própria receita. Aqueles que estiverem em outras regiões da Itália poderão se deliciar nos próprios restaurantes italianos, que, nesta época, utilizam o tartufo em seus pratos.

Abaixo, o italiano Aldo Drago ensina como colher as deliciosas trufas brancas

 

O QUE: 80ª Feira Internacional da Trufa de Alba
ONDE: Alba
QUANDO: De 8 de outubro até 8 de dezembro
 

Compartilhe
Data 06/10/2010

Pasolini é reinterpretado por promissores artistas italianos

Por Carla Ferrante

Sabe aquela exposição convencional sobre um ídolo do cinema? Com fotos pessoais e de bastidores da celebridade? Esqueça. Nada disso está na Ciao Pierpa, uma homenagem ao cineasta Pier Paolo Pasolini, produzida pela a galeria WhitCube, no bairro de Pigneto, em Roma. O curador, um grupo chamado Sguardo Contemporaneo, lançou um desafio a três reconhecidos artistas locais: interpretar em suas obras as memórias e os ambientes favoritos do italiano. Ou seja, cada um deles recriará, em seu estilo, o cinema, a poesia e literatura de Pasolini.

A exposição é dividida em dois momentos. No primeiro, até 11 de outubro, estará à mostra a atmosfera poética do livro Poesia in forma di rosa, escrito em 1964, transformada em imagens pelo fotógrafo Andrea Papi. Ele traduziu toda a solidão e a marginalidade do artista em imagens. Dividindo o espaço com Papi, está o trabalho do fotógrafo Luigi Avantaggiato, que interpretou as paisagens sombrias na obra do cineasta. De 13 a 16, a fotografia dará lugar a arte plástica. Será a vez de Alessio Fralleone mostrar seu olhar pitoresco sobre Saló ou os 120 dias de Sodoma, um dos mais famosos filmes de Pasolini, produzido em 1975. O longa-metragem é inspirado no livro Os 120 Dias de Sodoma, do polêmico Marques de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que sofre uma série de torturas por quatro fascistas durante o ano de 1944, quando a Itália ainda era comandada por Benito Mussolini.

Durante a exposição, haverá também performances de outros artistas. A programação completa está aqui. O evento é grátis.

Abaixo, o trailer do perturbador Saló ou os 120 dias de Sodoma, a mais conhecida obra de Pasolini

O QUE: Ciao Pierpa
ONDE: :WhiteCube em Pigneto - Via Braccio da Montone, 93
QUANDO: Luigi Avantaggiato e Andrea Papi: 5 - 11 outubro / Alessio Fralleone: 13 - 16 outubro 2010

Compartilhe
Data 27/09/2010

Renato Zero: o cultuado cantor de Roma faz oito shows

Por Carla Ferrante

Renato Zero nasceu em Roma, vive nela e sempre fará parte da cultura da capital. Sua música é feita para aqueles com quem a vida nem sempre foi gentil e tiveram que lutar pelos seus direitos. Com seu trabalho, conseguiu atingir três gerações e entrar no circuito da música tradicional romana. No dia 30 de setembro, ele completa 60 anos. A comemoração não será pequena. Ele fará oito shows para todos os fãs italianos e, claro, estrangeiros curiosos por sua obra.

A grande festa será na Villa Borguese. Serão oito apresentações, que lotarão a Piazza di Siena. Cada show terá um repertório diferente: começa nos anos 1970 e termina com os sucessos atuais. Na mesma praça haverá o Espaço Zero, um local para exposições com cenas e figurinos excêntricos usados pelo cantor durante os seus concertos, além de LPs raros e projeções de de vídeos inéditos.

Deu curiosidade? Mate-a no site de seu fã-clube Zero Community. Abaixo, veja Renato Zero em dois momentos. No primeiro, ainda nos anos 1970 (qualquer semelhança com Ney Matogrosso é mera coincidência) e, no segundo, num clipe atual. 

 

 

O QUE: Aniversário de Renato Zero
ONDE: Piazza di Siena, Villa Borghese
QUANDO: De 29 de setembro a 9 de outubro — dias 29 e 30/9; 2, 3,5,6,8 e 9/10
QUANTO: De 35 a 60 euros

Compartilhe
Data 18/09/2010

Italianos comemoram os 140 anos de Roma como capital

Por Carla Ferrante

Roma está celebrando seus 140 anos como capital italiana. Por três dias seguidos, a cidade eterna vestirá as cores da renascença, oferecendo shows e eventos culturais por todos os lados. Essa grande festa chamada de Festa per Roma (Festa por Roma), começa no sábado (18) e vai até segunda (20).

A largada para a comemoração é na Promoteca del Campidoglio, às 10 da manhã, com o encontro histórico 1870-2010 Roma Capital da Itália. Entre às 18h e às 19h, o Bersaglieri (corpo especial do exército de infantaria italiano), com suas bandas típicas de fanfarra, vai realizar shows simultâneos em dez praças diferentes. Além disso, nas avenidas Goito, Pastrengo e Quintino Sella haverá diversas apresentações de artistas italianos como Michele Placido, Maurizio Francabandiera e Rodolfo Laganá.

No domingo, alguns museus estarão abertos apenas para a ocasião:
Museo di Roma (entrada na Piazza di Spagna), Museuo di Scultura antica Giovanni Barracco (entrada na Vittorio Emanuele 166), Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Barberini (entrada na Via delle Quattro Fontane 13). Vale reservar uma visita nos prédios do Ministério de Defesa, do Departamento de Assuntos Rurais, do Departamento de economia e no National Bank. Todos são palácios maravilhosos e estarão à disposição do público apenas nesse final de semana. Outra dica para o domingo é curtir a queima de fogos na Piazza di Porta Pia, às 23h30.

Não se esqueça de dar um passeio na Via dei Fori Imperiali, durante a madrugada de sexta pra sábado: a instalação de vídeo chamada Coliseu em chamas, dos artistas Thyra Hilden e Pio Diaz, irá mostrar o Coliseu como você nunca viu.

Bersaglieri invade as ruas com seu traje típico, tocando os instrumentos musicais em marcha de ataque

O QUE:
Festa per Roma, capitale da 140 anni
ONDE: Praças, museus, palácios históricos
QUANDO: De 18 a 20 de setembro

 

Compartilhe
Data 13/09/2010

Veneza empresta à Roma o melhor de seu festival de cinema

Por Carla Ferrante

Perdeu o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o mais importante do país? Sem problema. Em Roma, há uma segunda (e melhor) chance para participar. Menos de 48 horas antes do encerramento do evento oficial, uma vasta seleção dos filmes que concorrem ao prestigiado Leão de Ouro forma a mostra cinematográfica da capital do país chamada de Venezia a Roma, ou simplesmente Veneza em Roma.

Portanto, prepare-se, a 15ª edição já começa nesta segunda-feira (13) e termina no domingo (19). E por aqui, nada de dublagem. Todos os filmes serão exibidos na língua original com legendas em italiano. É claro, a atmosfera do Festival será recriada pelas presenças de diretores e atores que estiveram em Veneza. Haverá, pelo menos, um encontro com eles por dia. Como nos anos anteriores, a programação tem filmes de todas as seções do Festival e está divida por cinemas no centro da cidade: Intrastevere, Nuovo Sacher, Quattro Fontane, Barberini e Farnese. Este último se destaca por oferecer produções que não fazem parte da lista oficial do Festival. Para a programação completa, acesse o site  (em italiano) dos organizadores do evento ou ligue para 06 4451290. Lembrando que ao ligar do Brasil para Roma é preciso discar antes 0039.

O QUE: Venezia a Roma
ONDE: Centro da cidade
QUANDO: De 13 a 19 de setembro
QUANTO: 6 euros

 

Compartilhe

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital