Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Roma e Vaticano

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração você indica em Roma ou no Vaticano?

Data 18/09/2010

Italianos comemoram os 140 anos de Roma como capital

Por Carla Ferrante

Roma está celebrando seus 140 anos como capital italiana. Por três dias seguidos, a cidade eterna vestirá as cores da renascença, oferecendo shows e eventos culturais por todos os lados. Essa grande festa chamada de Festa per Roma (Festa por Roma), começa no sábado (18) e vai até segunda (20).

A largada para a comemoração é na Promoteca del Campidoglio, às 10 da manhã, com o encontro histórico 1870-2010 Roma Capital da Itália. Entre às 18h e às 19h, o Bersaglieri (corpo especial do exército de infantaria italiano), com suas bandas típicas de fanfarra, vai realizar shows simultâneos em dez praças diferentes. Além disso, nas avenidas Goito, Pastrengo e Quintino Sella haverá diversas apresentações de artistas italianos como Michele Placido, Maurizio Francabandiera e Rodolfo Laganá.

No domingo, alguns museus estarão abertos apenas para a ocasião:
Museo di Roma (entrada na Piazza di Spagna), Museuo di Scultura antica Giovanni Barracco (entrada na Vittorio Emanuele 166), Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Barberini (entrada na Via delle Quattro Fontane 13). Vale reservar uma visita nos prédios do Ministério de Defesa, do Departamento de Assuntos Rurais, do Departamento de economia e no National Bank. Todos são palácios maravilhosos e estarão à disposição do público apenas nesse final de semana. Outra dica para o domingo é curtir a queima de fogos na Piazza di Porta Pia, às 23h30.

Não se esqueça de dar um passeio na Via dei Fori Imperiali, durante a madrugada de sexta pra sábado: a instalação de vídeo chamada Coliseu em chamas, dos artistas Thyra Hilden e Pio Diaz, irá mostrar o Coliseu como você nunca viu.

Bersaglieri invade as ruas com seu traje típico, tocando os instrumentos musicais em marcha de ataque

O QUE:
Festa per Roma, capitale da 140 anni
ONDE: Praças, museus, palácios históricos
QUANDO: De 18 a 20 de setembro

 

Compartilhe

Envie seu comentário

Nome (preenchimento obrigatório)
E-mail (preenchimento obrigatório, mas não será publicado)
Website

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital