Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Roma e Vaticano

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração você indica em Roma ou no Vaticano?

Data 06/10/2010

Pasolini é reinterpretado por promissores artistas italianos

Por Carla Ferrante

Sabe aquela exposição convencional sobre um ídolo do cinema? Com fotos pessoais e de bastidores da celebridade? Esqueça. Nada disso está na Ciao Pierpa, uma homenagem ao cineasta Pier Paolo Pasolini, produzida pela a galeria WhitCube, no bairro de Pigneto, em Roma. O curador, um grupo chamado Sguardo Contemporaneo, lançou um desafio a três reconhecidos artistas locais: interpretar em suas obras as memórias e os ambientes favoritos do italiano. Ou seja, cada um deles recriará, em seu estilo, o cinema, a poesia e literatura de Pasolini.

A exposição é dividida em dois momentos. No primeiro, até 11 de outubro, estará à mostra a atmosfera poética do livro Poesia in forma di rosa, escrito em 1964, transformada em imagens pelo fotógrafo Andrea Papi. Ele traduziu toda a solidão e a marginalidade do artista em imagens. Dividindo o espaço com Papi, está o trabalho do fotógrafo Luigi Avantaggiato, que interpretou as paisagens sombrias na obra do cineasta. De 13 a 16, a fotografia dará lugar a arte plástica. Será a vez de Alessio Fralleone mostrar seu olhar pitoresco sobre Saló ou os 120 dias de Sodoma, um dos mais famosos filmes de Pasolini, produzido em 1975. O longa-metragem é inspirado no livro Os 120 Dias de Sodoma, do polêmico Marques de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que sofre uma série de torturas por quatro fascistas durante o ano de 1944, quando a Itália ainda era comandada por Benito Mussolini.

Durante a exposição, haverá também performances de outros artistas. A programação completa está aqui. O evento é grátis.

Abaixo, o trailer do perturbador Saló ou os 120 dias de Sodoma, a mais conhecida obra de Pasolini

O QUE: Ciao Pierpa
ONDE: :WhiteCube em Pigneto - Via Braccio da Montone, 93
QUANDO: Luigi Avantaggiato e Andrea Papi: 5 - 11 outubro / Alessio Fralleone: 13 - 16 outubro 2010

Compartilhe

Envie seu comentário

Nome (preenchimento obrigatório)
E-mail (preenchimento obrigatório, mas não será publicado)
Website

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital