Meridiani

Hot Tips
Nossos destinos

Roma e Vaticano

MERIDIANI aborda, em uma edição inteira, apenas um destino. Pode ser uma cidade, um país ou região. Assim consegue ir muito além das atrações turísticas convencionais, enveredando por comportamento, histórias curiosas, culinária, economia, cultura...o que você imaginar!

Enquete

Qual a primeira atração você indica em Roma ou no Vaticano?

Data 27/10/2010

Roma estende o tapete vermelho e vira a capital do cinema

Por Carla Ferrante

Quando o cinema chama, Roma atende prontamente. Neste mês, a cidade sedia a 5ª edição do Festival Internazionale del film di Roma (Festival Internacional de Cinema de Roma), que acontecerá de 28 de outubro a 5 de novembro, no moderno Auditorium Parco della Musica. Assim como em Hollywood, o típico tapete vermelho — um dos mais longos do mundo com 1,3 mil metros — receberá os célebres convidados. Muitos, aliás, vem da capital americana da sétima arte. Nas edições passadas, o festival recebeu Meryl Streep, Al Pacino, Robert Redford, Tom Cruise, Martin Scorsese e Leonardo di Caprio. Em 2010, Nicole Kidman será a patrona do evento. Seu filme, Rabbit Hole, será exibido no festival e é um dos mais aguardados. No Brasil, a produção só estreia em março de 2011. Como presidente do juri está ninguém menos que Giuseppe Tornatore, diretor italiano que tem na bagagem filmes como Cinema Paradiso e Malena.

O evento também é marcado por pré-estreias. Alguns filmes exibidos aqui acabam se tornando vencedores o Oscar. É o caso de Os Infiltrados, de Martin Scorsese, que levou três estatuetas. Na abertura deste ano, será exibido o longa-metragem americano Last Night, um filme de Massy Tadjedin, com Keira Knightley e Eva Mendes. A programação tem mais de 30 páginas, por isso recomendamos checar o site do evento, em italiano e inglês.

Vinculada ao festival, haverá uma homenagem à obra prima de Federico Fellini, A Doce Vida, que completa 50 anos no sábado (30/10), com a exibição do filme remasterizado. A festa se completa com exposições de arte espalhadas pela capital: Mercati di Traiano, MAXXI, Macro, Villa Borghese, Via Veneto. Andando por esses pontos, não se surpreenda ao topar com um automóvel (que um dia já foi futurístico) com portas em formato de asa de gaivota e com uma função única: levar você para uma viagem pelo tempo. É o DeLorean, o carro que transportava Marty McFly (Michael J.Fox), o protagonista do De Volta para o Futuro. Quem viveu os anos 1980 vai adorar.

O tapete vermelho é um dos mais longos do mundo: 1,3 mil metros

O QUE: Festival Internazionale del film di Roma
ONDE: Auditorium Parco della Musica e centro de Roma
QUANDO: De 28 de outubro a 5 de novembro
QUANTO: As entradas para os filmes variam entre 4 e 23 euros. As exposições são gratuitas.

Compartilhe

Envie seu comentário

Nome (preenchimento obrigatório)
E-mail (preenchimento obrigatório, mas não será publicado)
Website

Mais da Meridiani

Facebook Twitter Orkut

Cadastre-se e receba novidades

Nastari

Onde estamos?

Praça Joanópolis, 68 - Perdizes - São Paulo SP

(11) 3871.2997

Jota3w - Comunicação Digital